Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta plano de implantação do BRT Transcarioca

29/05/2014 12:33:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha/Fotos: J.P.Engelbrecht


A Prefeitura do Rio apresentou nesta quinta-feira (29/05) o plano de implantação do corredor expresso BRT Transcarioca, que será inaugurado neste domingo, dia 1º de junho. A Transcarioca, que vai ligar a Barra da Tijuca à Ilha do Governador (Aeroporto Internacional Tom Jobim), será o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade e reduzirá em 60% o tempo de viagem por ônibus no trecho.

 

Serão 39 quilômetros de extensão, com 10 viadutos (sendo um estaiado), nove pontes (duas estaiadas), três mergulhões, 47 estações e cinco terminais, passando por 27 bairros, como Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. Essa é a única obra de mobilidade do Rio de Janeiro prevista na Matriz de Responsabilidades para a Copa do Mundo de 2014.

 

- A Transcarioca é a maior obra de mobilidade já realizada pela Prefeitura do Rio. É uma obra impactante, que vai mexer com a vida de uma parcela muito grande da população. Ela cruza a cidade, passa por bairros de enorme simbolismo, que têm relação direta com a cultura e história dessa cidade. Outra característica importante dessa obra é que ela integra com diversas áreas da cidade corredores de modais de alta capacidade, como o metrô e o trem. A Transcarioca não só dialoga com a cidade como um todo como também permite a integração da Região Metropolitana – disse o prefeito Eduardo Paes.

 

 

Segundo corredor exclusivo de ônibus da cidade, a Transcarioca vai transportar 320 mil passageiros por dia e faz integração com a Estação de Metrô Vicente de Carvalho, estações de trem de Madureira e Olaria e com a Transoeste (no Terminal Alvorada). Futuramente haverá ainda pontos de integração com a Transolímpica e a Transbrasil.

 

 

Para a implantação do BRT foram utilizadas mais de 21 mil toneladas de aço, o equivalente ao peso de mais de 18 estátuas do Cristo Redentor. Também foram empregados 270 mil metros cúbicos de concreto, material suficiente para construir três estádios do Maracanã. Mais de 200 mil toneladas de asfalto foram consumidas, o que em peso representa mais de 300 cúpulas da Igreja Candelária.

 

Desde março de 2011, cerca de 7.800 operários trabalham na construção da Transcarioca. Com a obra houve o remanejamento e reordenamento de 1.800 postes de concessionárias e eliminação de 11 pontos históricos de alagamentos ao longo do trajeto, sendo oito na Zona Norte e três na Zona Oeste.



Na segunda-feira, dia 2, será implantado o serviço Tanque – Alvorada (Parador), que funcionará, inicialmente, das 10h às 15h, parando em 19 estações. Já no dia 4, começa a operar o serviço Galeão – Alvorada (Semi-direto), das 5h às 23h, com paradas em quatro estações. Ainda na primeira etapa de implantação, o serviço Tanque – Alvorada (Expresso) também entrará em operação.

 

O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, explicou como será dividida a implantação da Transcarioca:

 


- Vamos implantar o sistema Transcarioca em três grandes etapas: da Barra até o Tanque, a etapa Madureira, e Penha-Galeão. Ou seja, são três grandes etapas que envolverão um período de adaptação, onde várias linhas convencionais serão substituídas por linhas alimentadoras, até que os serviços do BRT sejam completamente implantados. Vamos fazer isso com muita calma e cautela porque é uma mudança no padrão de circulação das pessoas. Os pedestres devem evitar as travessias fora dos locais sinalizados e seguros. Os motoristas devem evitar movimentos, manobras de veículos e retornos em lugares indevidos. Para isso, teremos bastante sinalização com equipamentos de fiscalização eletrônica e bastante orientação para mostrar quais são as novas regras de circulação.

 

 

Pelo BRT Transcarioca vai circular uma das frotas mais modernas do Brasil. Serão 147 ônibus articulados, capazes de transportar 180 e 200 pessoas, ou seja, uma capacidade quase três vezes maior que os ônibus convencionais. Os veículos serão equipados com computador de bordo, câmbio automático, controle eletrônico de velocidade, suspensão pneumática, câmeras internas integradas ao CCO, ar-condicionado, TV Digital, avisos sonoros e acessibilidade total.

 


Assim como nos sistemas de transportes sobre trilhos, o BRT possui estações de embarque e desembarque que, além de facilitar a operação, oferecem maiores condições de conforto aos usuários que esperam os ônibus em espaços cobertos, dentro das normas de acessibilidade e com temperatura mais agradável do que do lado de fora, através de um sistema de captação de vento. Todas as estações são equipadas com equipamentos para informações em tempo real e venda de cartões pré-pagos e recarga em máquinas de auto-atendimento.

 


O presidente do Rio Ônibus, Lélis Teixeira, explicou sobre a segurança dos usuários do BRT Transcarioca:

 


- Em todas as estações teremos um esquema especial de segurança com câmeras nas estações e nos ônibus. Teremos guardas nas estações, através de um convênio que temos com a Polícia Militar, e policias à paisana dentro dos veículos.

 

 

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO BRT TRANSCARIOCA

1ª ETAPA

ETAPA 1A – DIA 2/6
Serviço implantado
• Tanque – Alvorada (Parador): das 10h às 15h – 19 estações.

ETAPA 1B – DIA 4/6
Serviço implantado
• Galeão – Alvorada (Semi-direto): das 5h às 23h – Quatro estações.

ETAPA 1C
Serviço implantado
• Tanque – Alvorada (Expresso): das 5h às 23h – Cinco estações.

OBS: Quando o serviço Tanque – Alvorada (Expresso) for implantado, os serviços Tanque – Alvorada (Parador) e Galeão – Alvorada (Semi-direto) passam a funcionar 24h.

ETAPA 1D
Linhas que terão itinerário alterado
691 (Méier – Alvorada, via Taquara/Linha Amarela)
 691 (Méier – Cidade de Deus, via Taquara/Linha Amarela)
 991A (Taquara – Alvorada, via Cidade de Deus)

803 (Senador Camará – Alvorada, via Catonho)
 803 (Senador Camará – Taquara, via Catonho)

806 (Boiuna – Barra, via Autódromo – Circular)
 806A (Boiuna – Taquara, via Rio Grande)

889 (Sulacap – Alvorada, via Novo Leblon – Circular)
 889A (Sulacap – Taquara)

Linhas que deixarão de circular
831 (Colônia – Joatinga, via Barrasul)
897A (Alvorada – Ayrton Senna)

ETAPA 1E
Linhas que terão itinerário alterado
332 (Castelo – Taquara, via Lúcio Costa)
 332 (Castelo – Alvorada, via Lúcio Costa)

832 (Colônia – Joatinga, via Autódromo)
 832A (Colônia – Hosp. Sarah, via Curicica – Circular)

808 (Colônia – Joatinga, via Barrasul)
 808A (Colônia – Recreio, via Curicica – Circular)

888 (Sulacap – Barra, via Ayrton Senna)
 888A (Alvorada – Joatinga, via Érico Veríssimo – Circular)

2ª ETAPA

ETAPA 2A
Serviços implantados
• Madureira – Alvorada (Expresso) – Sete estações;
• Madureira – Alvorada (Parador) – 25 estações;
• Madureira – Santa Efigênia (Expresso) – Cinco estações.

OBS: nesta etapa, os serviços Tanque – Alvorada (Expresso e Parador), criados na 1ª etapa, deixam de circular.

Linhas que terão itinerário alterado
761 (Madureira – Boiuna)
 815A (Boiuna – Taquara)

762 (Madureira – Colônia)
 831A (Colônia – Taquara)

763 (Madureira – Sta. Maria)
 963A (Sta. Maria – Taquara)

Linhas que deixarão de circular
800 (Curicica – Freguesia - Circular)
700 (Madureira – Ponte de Marapendi)
701 (Madureira – Alvorada)
753 (Cascadura – Recreio, via Ayrton Senna)
757 (Cascadura – Riocentro, via Camorim)
815 (Taquara – Hosp. Cardoso Fontes)

Linha criada
897A (Via Parque – Alvorada, via Península)

Linhas transformadas em alimentadoras do BRT Transcarioca
816 (Capela – Taquara)
 816A (Capela – Taquara)

865 (Pau da Fome – Taquara)
 865A (Pau da Fome – Taquara)

875 (Chácara – Praça Seca - Circular)
 875A (Praça Seca – Chácara - Circular)

ETAPA 2B
Linhas que terão itinerário alterado
736 (Cascadura – Riocentro)
 931A (Curicica – Recreio, via Arroio Pavuna – Circular)

747 (Vargem Grande – Madureira)
 810A (Pontal – Curicica)

749 (Cascadura – Recreio, via Vargem Grande)
 809A (Curicica – Recreio, via Vargem Grande)

758 (Cascadura – Recreio, via Salvador Allende – Circular)
 959A (Curicica – Recreio, via Salvador Allende – Circular)

SV758 (Cascadura – Recreio, via Benvindo de Novaes – Circular)
 954A (Curicica – Recreio, via Benvindo de Novaes – Circular)

760 (Curicica – Madureira, via Guerenguê)
 800A (Taquara – Curicica, via Guerenguê – Circular)

Linha que deixará de circular
810 (Piabas – Hosp. Cardoso Fontes)

ETAPA 2C
Linhas que terão itinerário alterado
690 (Méier – Alvorada, via Av. Dom Hélder Câmara)
 690A (Méier – Madureira, via Av. Dom Hélder Câmara)
 890A (Tanque – Alvorada, via Cidade de Deus)

734 (Rio das Pedras – Madureira)
 877A (Rio das Pedras – Tanque)

764 (Madureira – Pau da Fome)
 964A (Pau da Fome – Tanque, via Meringuava)

766 (Madureira – Freguesia)
 766A (Madureira – Madureira Shopping, via Cascadura – Circular)
 966A (Tanque – Hosp. Cardoso Fontes)

ETAPA 2D
Linhas que terão itinerário alterado
465 (Cascadura – Gávea)
 882A (Tanque – Alvorada, via Ayrton Senna)
 565A (Alvorada – Gávea)

732 (Gardênia Azul – Cascadura)
 932A (Gardênia Azul – Tanque, via Pau Ferro - Circular)

748 (Cascadura – Barra, via Estrada de Jacarepaguá - Circular)
 878 (Tanque – Alvorada, via Estrada de Jacarepaguá/Av. Lúcio Costa - Circular)

Linha que deixará de circular
765 (Cascadura – Barra, via Ayrton Senna)

ETAPA 2E
Linhas que terão itinerário alterado
346 (Gardênia Azul – Pça. XV, via Madureira)
 346 (Madureira – Pça. XV

353 (Rodoviária – Cidade de Deus, via Madureira)
 353 (Rodoviária – Madureira)
 953A (Taquara – Cidade de Deus, via Retiro dos Artistas)

610 (Del Castilho – Pça. Seca)
 610A (Del Castilho – Tanque, via Linha Amarela)

636 (Saens Peña – Gardênia Azul)
 636 (Saens Peña – Madureira)
 938A (Taquara – Gardênia Azul, via Lgo. Freguesia)

3ª ETAPA

ETAPA 3A
Serviços implantados
• Penha – Madureira (Parador) – 14 estações
• Fundão – Alvorada (Expresso) – 12 estações
• Galeão – Penha (Parador) – 10 estações

Linhas que terão itinerário alterado
910 (Bananal – Madureira - Circular)
 910A (Bananal – Fundão)
 912A (Vaz Lobo – Campeões)

915 (Bonsucesso – AIRJ - Circular)
 915A (Campeões – Bonsucesso - Circular)

952 (Pça. Seca – Penha - Circular)
 702A (Pça. Seca – Madureira)

Linhas que deixarão de circular
780 (Benfica – Madureira)
958 (Pça. Seca – Cidade Universitária)

ETAPA 3B
Linhas que terão itinerário alterado
355 (Madureira – Pça. Tiradentes)
 355 (Vicente de Carvalho – Pça. Tiradentes)

676 (Penha – Méier, via Cascadura – Circular)
 676A (Madureira – Méier, via Cascadura – Circular)

721 (Cascadura – Vila Cruzeiro)
 721A (Vila Cruzeiro – Lgo. da Penha - Circular)

918 (Jd. Violeta – Bonsucesso, via Bangu)
 918A (Jd. Violeta – Madureira)
 618A (Vaz Lobo – Bonsucesso)

928 (Mal. Hermes – Ramos - Circular)
 928A (Mal. Hermes – Madureira - Circular)
 631A (Vicente de Carvalho – Bonsucesso - Circular)

Linha criada
921A (Fundão – Área de apoio, via TECA – Circular)

 

 


PRINCIPAIS ESTRUTURAS VIÁRIAS CRIADAS PELA TRANSCARIOCA

 

 

Mergulhão Clara Nunes - Conclusão: Maio/12
A construção do Mergulhão Clara Nunes, em Campinho, eliminou o cruzamento de quatro vias na região (Rua Cândido Benicio, Estrada Intendente Magalhães, Rua Domingos Lopes e Rua Ernani Cardoso), onde os engarrafamentos eram inevitáveis. Construído em pouco mais de um ano, o Mergulhão do Campinho tem 400 metros de extensão e quase 40 metros de largura na parte maior, onde futuramente haverá uma estação de embarque e desembarque do BRT. A única região coberta é na projeção da Estrada Intendente Magalhães, seguindo para a Rua Ernani Cardoso. Dentro do mergulhão, há oito faixas na parte maior, sendo quatro em cada sentido - quatro para o Ligeirão e quatro para o tráfego geral.

 



Ampliação Viaduto Negrão de Lima – Madureira – Conclusão: Setembro/13
A Secretaria Municipal de Obras também deu nova capacidade ao antigo Viaduto Negrão de Lima, que recebeu uma estrutura nova paralela ao viaduto já existente, com faixa exclusiva para a passagem do BRT da Transcarioca. O viaduto tem 650 metros de extensão, em 110 vigas e 21 vãos. O novo viaduto de Madureira começa na Rua Guaxima, atravessa a linha do trem e termina antes do cruzamento entre a Avenida Edgar Romero e a Rua Conselheiro Galvão, local onde o BRT seguirá pela Edgard Romero. A região receberá uma estação BRT em frente à Supervia, para integração com os trens.

 

 

Ampliação Viaduto João XXIII (viaduto Luis Carlos da Vila) – Penha – Conclusão: Setembro/13
O viaduto João XXIII liga as avenidas Brás de Pina e Lobo Júnior, na Penha. A nova travessia foi batizada com o nome de Luis Carlos da Vila, sambista e compositor carioca, antigo morador da região. A obra teve como objetivo melhorar o escoamento do tráfego na área antes da implantação do sistema BRT. Assim como o Negrão de Lima, o viaduto da Penha ganhou uma estrutura vizinha, de igual porte. Antes da obra, o Viaduto João XXIII contava com uma faixa de subida e outra de descida, com oito metros de largura e 440 metros de extensão. A intervenção garantiu mais uma pista em cada sentido. A nova estrutura não prevê faixa de rolamento para os ônibus articulados (ligeirões). O projeto teve como objetivo atender à demanda de tráfego na região.

 

 

Mergulhão Billy Blanco – Barra(acesso próximo acidade das Artes) – Conclusão: Junho/12

Localizada na altura da Cidade da Artes, na Barra da Tijuca, a estrutura remodelou o trânsito da região para a implantação do BRT. O Mergulhão Billy Blanco permite que a pista destinada ao BRT passe onde havia o encontro das avenidas Ayrton Senna e das Américas. Construído em 15 meses pela SMO, o novo mergulhão recebe o trânsito de quem vem da pista lateral da Avenida das Américas (BarraShopping), sentido Recreio dos Bandeirantes ou praia. O mergulhão, sentido único (Recreio dos Bandeirantes), tem 670 metros de extensão e 8 metros de largura. Na entrada, a estrutura conta com duas pistas, com uma faixa em cada uma. Na saída, há uma pista com duas faixas. O mergulhão fica a 250 metros do Hospital Municipal Lourenço Jorge – onde futuramente haverá uma estação de BRT – e a 600 metros do Terminal Alvorada.

 

 

Mergulhão Hospital Municipal Lourenço Jorge (Barra da Tijuca) – Conclusão: Maio/13
Incluído no complexo viário Billy Blanco, o novo mergulhão fica na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra, sendo mais uma alternativa para os motoristas. São 480 metros de comprimento e duas pistas, no sentido oposto ao Mergulhão Billy Blanco.

 

 

Ponte Estaiada Dom Eugênio Salles – Barra – Conclusão: Dezembro/13
Com aproximadamente 900 metros de extensão (incluindo os acessos), a ponte fica sobre a ligação das lagoas de Jacarepaguá e da Tijuca, em trecho da Avenida Ayrton Senna próximo à Avenida Abelardo Bueno. Construída em pouco mais de dois anos, a ponte estaiada conta com quatro faixas de trânsito, sendo duas para o trânsito normal e duas exclusivas para o BRT Transcarioca no futuro, todas no sentido Linha Amarela-Avenida das Américas. A nova ponte elimina o cruzamento entre as avenidas Ayrton Senna e Abelardo Bueno. Com os pilares construídos nas margens das lagoas e 56 estais (cabos) - que suportam peso entre 350 e 650 toneladas cada um -, a ponte deixa o leito das lagoas totalmente livre, preservando a paisagem. Os quatro mastros têm 48 metros de altura, equivalentes a um prédio de 16 andares.

 


Avenida Engenheiro Hermano Cezar Jordão Freire – Conclusão: Abril/14
A nova via de um quilômetro conta com duas faixas, em sentido único, em direção à Barra. A avenida tem formato de um "Y" e passa por baixo da Ponte Estaiada Cardeal Dom Eugênio Salles, cujas entradas serão possíveis por essa ponte ou pela Avenida Ayrton Senna, com saída na Avenida João Cabral de Melo Neto, atrás do shopping Via Parque. A via permitirá escoar todos os veículos que vêm de Jacarepaguá, da Linha Amarela e da Avenida Abelardo Bueno, em direção à Barra.

 

 

Ponte sobre o Canal do Fundão – Conclusão: Julho/13
Com 340 metros de extensão e duas faixas, a estrutura será usada por quem sai do bairro e da Linha Vermelha em direção à Avenida Brasil. A ponte não será acessada pelo BRT, apenas por veículos de passeio, dando maior fluidez ao trânsito da região. Quando o sistema estiver implantado, os ônibus articulados acessarão a ponte já existente.

 

 

Terminal Alvorada – Conclusão: Dezembro/13
O novo Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, por onde circulam 50 mil pessoas por dia, será o ponto de integração da Transoeste – já em operação – com a Transcarioca. O projeto da SMO garantiu um grande estacionamento com 200 vagas para carros particulares, um centro de controle de operações e um edifício para a administração. Além da infraestrutura para veículos, foi construído um estacionamento para os ônibus do BRT, onde até 24 articulados poderão aguardar os horários de pico do transporte para entrarem no sistema. Os acessos para passageiros também foram alterados, já que, no BRT, as passagens são compradas fora dos ônibus. Para quem chega a pé da Avenida Ayrton Senna, as passarelas já existentes no entorno do terminal foram remodeladas para permitir a chegada direto às plataformas de embarque, que contam com catracas semelhantes às do metrô. Já para quem chega de carro pelo estacionamento ou sai da Cidade das Artes, o caminho até as plataformas de embarque será feito por meio de uma passagem subterrânea que corta todo o complexo. Um segundo túnel para pedestres foi construído para interligar as plataformas por outra extremidade.

 

 

Ponte Estaiada Prefeito Pereira Passos – Ilha do Governador – Junho/14
Ponte estaiada na Ilha do Governador sobre a Baía de Guanabara, ligando o Fundão à Ilha do Governador, com cerca de um quilômetro de extensão, dos quais 400 metros são sustentados por estais (cabos). Será exclusiva para o BRT e ônibus alimentadores. Toda a fundação da estrutura foi construída na Baía de Guanabara. A ponte – paralela à ponte de acesso da Ilha do Governador - conta com os dois mastros de 59 metros de altura construídos sobre o espelho d'água, etapa mais trabalhosa do projeto.

 


Arco Estaiado Prefeito Pedro Ernesto – Ramos – Junho/14
A SMO atua na montagem do arco estaiado do Viaduto Pedro Ernesto desde janeiro de 2014. A estrutura de 600 toneladas transpõem a Avenida Brasil sem nenhum pilar intermediário, num vão livre de 150 metros, ligando a Avenida Postal à Avenida Brigadeiro Trompowski, ao lado do Parque União, na entrada da Ilha do Governador. O viaduto construído será de uso exclusivo para o corredor expresso e ônibus alimentadores e permitirá que o BRT cruze a Avenida Brasil sem interferir no trânsito já carregado da via. O tráfego será viabilizado em faixa exclusiva e com inclinação propícia para os ônibus articulados, mais longos.
 


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