Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura Centro de Controle Operacional do BRT, no Terminal Alvorada

23/05/2014 15:08:00  » Autor: Ricardo Albuquerque/Fotos: J.P.Engelbrecht


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta sexta-feira (23/05), o Centro de Controle Operacional (CCO) da Rede de BRTs, no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. Com 1,3 mil metros quadrados distribuídos em dois andares, o espaço vai monitorar os corredores expressos Transoeste (Barra—Santa Cruz) e Transcarioca (Barra—Aeroporto Internacional), que será inaugurado no dia 1º de junho. Em 2016, o CCO fará também o monitoramento do BRT Transolímpico (Barra—Deodoro), em fase de construção.



Equipado com 100 telões de 46 polegadas em LED, o CCO permite planejar e acompanhar as viagens de todos os ônibus dos corredores expressos, monitorar as estações que integram a Rede BRT, e verificar as situações de emergência. A implantação do sistema representa investimento de R$ 8 milhões, custeado com recursos das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro (Rio Ônibus), e está integrado ao Centro de Operações Rio (COR), da Prefeitura do Rio, o que dá transparência à operacionalidade do transporte.



O prefeito Eduardo Paes explicou que o novo espaço é resultado do respeito ao contrato que está em vigor entre a Prefeitura do Rio e as empresas de ônibus: 



— Esse centro operacional é um superinvestimento, representando um enorme ganho para a cidade. Peço que os empresários continuem apostando numa relação institucional com o setor público. É o respeito contratual de ambas as partes, por isso reajustamos a tarifa em fevereiro e o Rio tem um preço equilibrado, sem subsídio público.

 

 

Com a entrada em operação do BRT Transcarioca a partir de 1º de junho, 285 ônibus articulados e 775 ônibus alimentadores vão circular nos corredores expressos, ligando a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim e Barra Tijuca a Santa Cruz (Transoeste). No CCO, cerca de 50 funcionários vão trabalhar em sistema de revezamento sete dias por semana, 24 horas por dia, para garantir mais qualidade no serviço aos usuários. Dois geradores estão programados para entrar em operação em caso de falta de energia elétrica.



O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, enalteceu a importância do CCO para a ampliação da Rede BRT:



— O BRT vai formar uma grande rede de transportes, e a operação dessa rede é complexa. Precisa de um monitoramento constante, para que opere de forma integrada com outros transportes de massa, como metrô e trens. Com o Centro de Controle é possível ter agilidade para redimensionar frotas e alterar roteiros conforme a demanda ou imprevistos que aconteçam no dia a dia da cidade.
 


O planejamento e controle da operação da Rede BRT será centralizado utilizando os conceitos de ITS (sigla em inglês para Sistema Inteligente de Transporte), com produtos e serviços, software e equipamentos que usam informações e comunicação avançadas para melhorar os níveis de mobilidade e segurança no transporte público. Como toda a frota do BRT é equipada com dispositivos de câmera de vídeo e GPS, aliado ao sistema de comunicação em fibra ótica com contingência em rede de rádio, o CCO dispões de recursos que proporcionam eficiência operacional, tais como controles de partidas de ônibus e de tempos de viagem, indicadores e relatórios, resultando em intervalos regulares do sistema.

 


Através dos mapas sinóticos e da comunicação em tempo real com os veículos é possível detectar e corrigir situações como formação de comboio, adiantamento e atrasos dos veículos e controle de velocidade. Toda informação operacional gerada pelo CCO é revertida também para o usuário através de painéis informativos com tempos de chegada e avisos de partidas nas estações.



A estimativa do Rio Ônibus é que sejam feitas até 2 milhões de viagens por dia quando todos os quatro corredores expressos (Transoeste, Transcarioca, Transolímpico e Transbrasil) estiverem operando. Parte da parede do CCO é envidraçada, o que permitirá ao usuário do Terminal Alvorada observar o trabalho dos operadores de uma passarela de pedestres nas proximidades.  


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços