Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio 2016 é tema do terceiro Hangout On Air com o prefeito Eduardo Paes

23/04/2014 16:42:00


O prefeito Eduardo Paes vai participar nesta quinta-feira (24/04), às 19h, do terceiro Hangout On Air da Prefeitura do Rio. O tema desta edição será a preparação do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos de 2016. Ao vivo e com transmissão pela internet, Paes será entrevistado por quatro jornalistas especializados no tema. O encontro será mediado pela jornalista Mariana Procópio – chefe de redação da rádio Bandnews. O hangout será transmitido pela página Sempre Presente  e poderá ser acompanhado de qualquer dispositivo (computador, tablet ou smartphone). Mais informações na página da Prefeitura do Rio no Facebook.

 

A prefeitura convidou jornalistas especializados para discutir o desafio e as estratégias da cidade para receber os Jogos Olímpicos em 2016. São eles: Caio Barbosa, do jornal O Dia; Michel Castellar, do Lance!; Italo Nogueira, da Folha de São Paulo; e Jamil Chade, correspondente do Estado de S. Paulo. Será a primeira vez que uma cidade da América do Sul receberá a principal competição esportiva do planeta.

 

- Queremos esclarecer para os cariocas como está sendo a nossa preparação para os Jogos Olímpicos. É muito importante ouvir as questões e as opiniões de jornalistas especializados neste tema. Será uma oportunidade única para todos esclarecerem suas dúvidas e também podermos debater sobre o legado que esse evento trará para a cidade - explicou Paes.

 

Cada participante falará de um local diferente, escolhido previamente. Caberá ao moderador, manter o equilíbrio no tempo de cada pergunta e resposta.

 

O Hangout On Air, que é uma ferramenta da Google que permite que várias pessoas conversem via vídeo com transmissão ao vivo na web, já foi usado por políticos como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a ex-primeira ministra australiana, Julia Gillard, e por todos os candidatos à presidência na última eleição francesa. O debate online tem o objetivo de aumentar a participação popular na administração pública e discutir com transparência sobre as principais questões da cidade.

 

A primeira edição do Hangout da Prefeitura do Rio aconteceu em agosto de 2013 e o tema foi livre. O prefeito foi entrevistado por cinco representantes da sociedade civil, entre eles o músico Tico Santa Cruz e o cofundador da mobilizadora Meu Rio, Miguel Lago.

 

Na segunda edição, realizada em novembro do ano passado, Eduardo Paes foi entrevistado sob a ótica do tema mobilidade. O professor de Engenharia Urbana e Ambiental da PUC-Rio, Fernando Mac Dowell foi um dos participantes.

 

 

OS PARTICIPANTES

 

Eduardo Paes – prefeito da cidade do Rio de Janeiro.

 

Mariana Procópio – Formada em Comunicação Social e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, é chefe de redação da rádio Bandnews FM, desde 2011. Com passagem pela TV Bandeirantes, como repórter, Mariana acompanhou de perto os principais episódios da cidade do Rio, nos últimos 10 anos. Começou a carreira no jornal O Povo e também teve passagem pela Gazeta Mercantil.

 

Caio Barbosa Formado em Comunicação Social e Ciências Sociais na Universidade Federal Fluminense (UFF), é repórter e colunista do jornal O Dia. Por sete anos, foi repórter esportivo do Diário Lance! e também nos jornais Extra e O Fluminense. Trabalhou também no Globoesporte.com e na TV Globo.

 

Italo Nogueira Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ítalo Nogueira trabalha na Folha de São Paulo há sete anos. É especialista em Jogos Olímpicos e também na cobertura do cotidiano da cidade do Rio de Janeiro.

 

Jamil Chade – Correspondente do jornal O Estado de S. Paulo na Suíça, é graduado em Relações Internacionais pela PUC-SP e mestre em relações Internacionais pela Universidade de Genebra, na Suíça, e já passou por mais de 40 países.  Tem dois livros publicados "O Mundo Não é Plano" (2010) e "Rousseff (2011). Em sua coluna no jornal da capital paulista, trata de diversos assuntos internacionais, entre eles Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.

 

Michel Castellar Formado em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), é especialista em Jogos Olímpicos. Há sete anos escreve no jornal esportivo Lance!, veículo onde também mantém o blog Rio 2016, que aborda assuntos relacionados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que a cidade carioca receberá.  Começou a carreira no jornalismo esportivo no jornal O Estado de S. Paulo.




Serviços Serviços