Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito participa do lançamento das obras de expansão da Via Light

05/04/2014 16:56:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes participou neste sábado (05/04), ao lado do governador Luiz Fernando Pezão, do lançamento das obras de expansão da Via Light, que vai possibilitar a conexão do centro de Nova Iguaçu à Avenida Brasil - na altura de Guadalupe, com a formação de um novo corredor viário. A cerimônia foi realizada em um terreno na Avenida Brasil, próximo ao Shopping Park Guadalupe, e contou com a presença de prefeitos da Baixada Fluminense.


As intervenções serão executadas pelo Governo do Estado, em parceria com a União, e custará cerca de R$ 464 milhões. A previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2016.


- É uma grande oportunidade de melhorar a mobilidade entre as cidades do Rio. Ter uma obra como essa, com integração ao BRT Transbrasil no futuro, vai mudar a história da Região Metropolitana. É muito importante ter uma aproximação da Baixada Fluminense com a cidade do Rio de Janeiro. Essa obra vai permitir que as pessoas se desloquem em menos tempo, com mais conforto, qualidade e segurança e tenham mais tempo para o lazer e para ficar com suas famílias – destacou Paes.


O novo corredor viário terá aproximadamente 4 km de extensão e contará com dois túneis, com uma faixa exclusiva para o BRT, e 12 viadutos em pontos chaves do traçado, atendendo aos principais bairros de sua área de abrangência. Para a construção, haverá o remanejamento e compactação de torres e subestações de energia elétrica, obras de terraplanagem, drenagem, sinalização, iluminação e contenção.


Durante e cerimônia de lançamento, Eduardo Paes e Pezão, além do superintendente de Relações Institucionais da Light, Eduardo Camillo, assinaram um documento que estabelece as condições técnicas, operacionais, econômicas, jurídicas e financeiras para a execução das obras de remanejamento das subestações de energia de Guadalupe e da Pavuna, necessárias à expansão da Via Light.

 

– É um orgulho imenso anunciar o início das obras desse moderno projeto de mobilidade urbana. Tirar este projeto do papel foi muito difícil, já que não é de simples execução. Vamos melhorar a vida das pessoas, pois agora o pessoal da Baixada vai chegar ao Rio mais rapidamente. Além disso, vamos gerar emprego e renda para os moradores dessa região, que poderão ser contratados para trabalharem nessas obras – explicou o governador Pezão.

 

A Via Light foi inaugurada em 1998 com o objetivo de ser uma alternativa à Rodovia Presidente Dutra (BR 116), integrando os municípios de Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Rio de Janeiro, mas devido à falta de conexão com as principais rodovias da região, hoje, ela é subutilizada. 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços