Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Descriminalização do uso da maconha é tema de debate no Rio

21/03/2014 15:38:00  » Autor: Anna Beatriz/Foto: Ricardo Cassiano


A Secretaria Municipal de Governo, através do Conselho Municipal Antidrogas, debateu a legalização da maconha nesta sexta-feira (21/03). Com o tema "Legalizar é o caminho?", o encontro aconteceu no auditório do Centro Municipal de Cidadania Rinaldo de Lamare, em São Conrado, e reuniu especialistas e interessados no assunto. 



O conselho usará os termos do debate para implantação e melhoria dos programas, ações e atividades de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social, buscando melhorias na qualidade de vida da população.

 

- O nosso objetivo com esse debate é trazer especialistas, pessoas que têm currículo e estudam o assunto, para dar uma opinião mais embasada tecnicamente. Esse é um tema muito impactante na vida das pessoas, sobre a ótica da segurança pública, da saúde pública e da convivência da sociedade – disse Rodrigo Bethlem, secretário municipal de Governo e presidente do Comad.

 

 

Durante a discussão, surgiram argumentos contra e a favor da legalização da maconha. Defensores da legalização citaram como prós o uso medicinal em pacientes com câncer, no auxílio a dependentes de crack para largar o vício e o possível impacto sobre a violência. O presidente da ONG Viva Rio, Rubem Cesar Fernandes, elogiou a iniciativa:

 

 

- O debate é muito bom porque está se tornando legítimo, já que a própria prefeitura incorpora. Em uma posição ou outra é importante que se levante o debate. Como secretário executivo da Comissão Brasileira sobre Drogas e Democracia, digo que assumimos uma posição de descriminalização de todas as drogas, que é um pouco da política assumida por Portugal.

 

 

Quem debateu contra a legalização alertou para uma explosão de consumo, resultando em efeitos negativos na saúde física e mental dos usuários, sobrecarregando ainda mais o sistema de saúde pública do país. 

 

 

- Infelizmente, no Brasil, não temos nenhuma política nacional funcionando para esse assunto. Acredito que a liberação das drogas causa danos e transtornos mentais irreversíveis.  Temos de restringir, ao máximo, a ofertas das drogas – disse Osmar Terra, médico e deputado federal.

 




Serviços Serviços