Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito participa do 1º Columbia Global Debates

29/10/2013 16:45:00  » Autor: Flávia David/Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes participou na manhã desta terça-feira (29/10) do 1º Columbia Global Debates, promovido pela Columbia Global Center, no Teatro Ipanema. Acompanhado pelo decano da Escola de Arquitetura de Columbia, Mark Wigley, Paes falou sobre os principais desafios das "Cidades do Futuro" e destacou as intervenções da prefeitura na Região Portuária do Rio como exemplo de evolução da cidade. 

 

Durante sua apresentação, o prefeito afirmou que a recuperação de locais importantes para a história do Rio foi vital para o crescimento da cidade:

 

- A Região Portuária tem muito a ver com os desafios de crescimento que uma cidade enfrenta. Estamos falando da reformulação de uma área de cinco milhões de metros quadrados, vamos resgatar a história do Rio de Janeiro. Além das melhorias de mobilidade, com iniciativas como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a derrubada a Perimetral, a reestruturação do porto também inclui a construção de novos ícones arquitetônicos, como o já inaugurado  Museu de Arte do Rio (MAR).

 

Sobre o fato de a cidade sediar nos próximos anos os dois maiores eventos esportivos do planeta - a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 -, Paes disse que são grandes oportunidades para construir mudanças e deixar um legado para os cariocas: 

 

- Todas as grandes cidades buscam sediar grandes eventos. Além de serem interessantes pela marca em si, representam a possibilidade de se fazer mudanças. Além da festa, são os grandes eventos que deixam para as cidades os maiores legados.

 

O Decano Mark Wigley disse que as cidades são fruto da ambição e da generosidade humanas. Segundo ele, o Rio de Janeiro é um dos mais importantes "laboratórios" para a discussão do tema:

 

- O Rio é uma cidade cuja evolução é de extrema importância e deve ser discutida. Falamos de uma cidade que se criou a partir de suas belas paisagens e foi adquirindo uma forma mais moderna ao longo dos anos. Além disso, o Rio possui uma Região Portuária de rica história, e que passa por intenso período de renovação. Ou seja, estamos falando de uma cidade que, através de incrementos na hospitalidade e na economia, mostra que pensa no futuro.

 

Dizendo-se impressionado com as transformações que acontecem no Rio de Janeiro, o diretor da Columbia Global Center na cidade, Thomas Trebat, afirmou que o encontro de hoje em Ipanema contribuiu para a troca de experiência entre os presentes:

 

- O Rio é o coração do Brasil, uma cidade que vive um momento histórico. Por esse motivo, acredito que os debates tiveram a missão de contribuir para o futuro de outras cidades.

 

Após as apresentações, o prefeito do Rio e o decano Mark Wigley responderam a perguntas, enviadas por vídeo, de membros do Columbia Global Center em outras cidades do mundo, como Istambul (Turquia), Nairobi (Quenia), Pequim (China) Mumbai (India) e Santiago (Chile).
 


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços