Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Clínica da Família em Realengo, a 34ª da Zona Oeste

13/08/2013 16:20:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes inaugurou nesta terça-feira (13/08), em Realengo, a Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga, que vai beneficiar 17.250 moradores da área. Essa é a 71ª unidade inaugurada na cidade e a 34ª na Zona Oeste. Com a abertura da nova clínica, a cobertura de saúde da família na AP 5.1 - região que abrange os bairros de Bangu, Senador Camará, Realengo, Vila Kennedy, Jardim Sulacap, Padre Miguel, Magalhães Bastos e Santíssimo - chega a 41%, enquanto em 2008 era de apenas 4,6%. Em toda a cidade, 41% dos cariocas são cobertos pela estratégia de saúde da família.

 

Ao lado do secretário municipal de Governo, Rodrigo Bethlem, e do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, Daniel Soranz, o prefeito explicou aos moradores da região a importância da Clínica da Família:

 

- Aqui a população vai encontrar uma coisa que é fundamental: prevenção. As pessoas terão acesso a exames periódicos e não vão mais precisar lotar as emergências dos hospitais com uma simples dor de garganta, pois terão aqui um médico para fazer seu acompanhamento. No início do governo, a atenção básica da saúde atendia 150 mil pessoas e, atualmente, esse número chega a 2 milhões de cariocas. Ainda temos muito trabalho pela frente e vamos continuar transformando o Rio numa cidade melhor.

 

Com investimento de R$ 4 milhões, a nova unidade realizará cerca de 2 mil consultas médicas por mês, além de procedimentos e exames, serviços dos agentes de saúde, acompanhamento de pré-natal e doenças crônicas e distribuição de medicamentos. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, eletrocardiograma, exames laboratoriais, ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.



A clínica conta com cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal que trabalharão direcionadas ao modelo de atenção personalizado e focado na prevenção e promoção da saúde. As equipes serão formadas por cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões-dentistas e auxiliares.



A unidade tem oito consultórios, salas de saúde da mulher e da criança, de acolhimento mãe-bebê, farmácia, almoxarifado, auditório, salas de ultrassom, raios-x, procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e observação clínica, com três leitos. Na área externa da clínica funciona a 77ª Academia Carioca da Saúde, que visa à melhoria da capacidade muscular e aeróbia dos alunos.

 

-  A população vai encontrar aqui diversos serviços e terá um atendimento especializado, com atenção de qualidade. Os resultados dos exames de sangue ficam prontos em cinco dias úteis, o ultrassom é marcado em 15 dias, no máximo, e o raio-x é feito no próprio dia. Os moradores também têm à disposição na área externa da clínica a Academia Carioca. O sedentarismo é uma das principais causas de doenças e de agravamento de algumas outras e aqui as pessoas poderão utilizar a academia para reabilitação e prática de exercícios físicos – explicou o subsecretário Daniel Soranz. 

 

O horário de funcionamento da Clínica da Família Armando Palhares Aguinaga é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Av. Santa Cruz, s/nº, próximo ao Colégio Pedro II.

 

O nome desta unidade é uma homenagem ao importante médico ginecologista-obstetra carioca Armando Palhares Aguinaga, que desempenhou papel fundamental na formação de centenas de médicos obstetras e na introdução e generalização de diversos procedimentos e tratamentos voltados para a saúde da mulher.

 

Atualmente, o Rio de Janeiro conta com clínicas da família em 44 bairros do município, sendo duas no Centro, quatro na Zona Sul, 31 na Zona Norte e 34 na Zona Oeste: Catumbi, Mangueira, Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, Rocinha (2), Santa Marta, Manguinhos, Alemão (2), Maré/Bonsucesso, Vila Cruzeiro/Penha, Ilha do Governador (2), Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Tomás Coelho, Engenho Novo, Pilares, Rocha, Sampaio, Jacarezinho, Del Castilho (2), Engenho da Rainha, Triagem, Guadalupe (2), Anchieta, Pavuna (2), Acari, Vila Kosmos, Campinho, Marechal Hermes (2), Quintino, Realengo (5), Senador Camará, Bangu (2), Padre Miguel, Guaratiba (3), Pedra de Guaratiba (2), Campo Grande, Inhoaíba (2), Santíssimo, Paciência (3), Santa Cruz (8), Sepetiba (2), Jacarepaguá (2) e Vargem Grande.    


Imagens relacionadas:










Serviços Serviços