Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura apresenta esquema para eventos da JMJ no fim de semana

26/07/2013 13:53:00  » Autor: Texto: Juliana Romar


A Prefeitura do Rio apresentou nesta sexta-feira (26/07) o esquema de operação da cidade para os eventos deste fim de semana da Jornada Mundial da Juventude, transferidos de Guaratiba para a Praia de Copacabana. O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, o diretor de Operações da CET-Rio, Joaquim Dinis, e o diretor dos atos centrais da JMJ, Padre Renato Martins, explicaram as adequações que serão feitas para essa transferência de local.

 

O prefeito destacou a importância da compreensão dos moradores de Copacabana que vão receber, em uma semana, o equivalente a cinco réveillons. Ele garantiu que a rota de peregrinação, momento tradicional das jornadas mundiais da juventude, será mantida, num trajeto de 9,5 km, com início na Central do Brasil, passando pela Av. Presidente Vargas, Av.Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Av. Lauro Sodré e Av. Atlântica.

 

A Vigilía no sábado à noite está mantida e será permitido que os jovens durmam na Praia de Copacabana, sendo que os peregrinos que optarem por voltar para casa terão transporte público à disposição. Ônibus, trens e metrô funcionarão 24h.

 

Haverá sinalização por todo o trajeto da rota de peregrinação e a distribuição dos kits peregrinos (somente para os inscritos) acontecerá no sábado, no Aterro do Flamengo, na altura do Monumento aos Pracinhas. Amanhã, o estacionamento na pista lateral da Pres. Vargas, em direção à Saara, ficará proibido.

 

O metrô vai funcionar sem esquema de bilhetes antecipados, sendo permitida a utilização de todos os tipos de cartões, inclusive peregrino. Quatro estações ficarão fechadas (Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e Cantagalo) para agilizar o deslocamento das pessoas.

 

- É uma honra receber o Papa na nossa cidade e tem sido lindo ver tantas demonstrações de fé e tantos jovens circulando pelas ruas por estes dias. Não podemos transformar essa decisão de transferir o local do Campo da Fé num enorme problema. Todas as medidas necessárias já estão sendo tomadas, como sinalização, remanejamento de agentes de trânsito, guardas municipais, Comlurb, Rioluz, banheiros químicos, postos de saúde e de informações aos peregrinos. Todos os serviços básicos também serão reforçados na região - disse Paes, que afirmou que a Prefeitura do Rio está trabalhando para diminuir o impacto da transferência da Vigília e da Missa de Envio de Guaratiba para Copacabana e repetiu que não há investimento de dinheiro público na estrutura do Campo da Fé em Guaratiba:

 

- Quero destacar mais uma vez que não houve nenhum investimento de recursos públicos para o evento de Guaratiba. Só entramos com os serviços. Todo o investimento foi da igreja católica, com aporte de financiamentos privados, doações e arrecadação da venda dos kits peregrinos.

 

Os fechamentos das vias começarão a partir da meia-noite desta sexta-feira, com a interdição do Aterro do Flamengo para a montagem da estrutura dos estandes que vão distribuir os kits peregrinos. A partir das 7h de sábado, as outras vias também serão bloqueadas da Central até Copacabana para a passagem dos peregrinos que irão para a Vigília.

 

No trecho da Av. Lauro Sodré, em frente ao shopping Rio Sul, duas faixas serão destinadas aos veículos (faixas amarelas na apresentação) e as outras exclusivamente para pedestres e peregrinos. Os fechamentos em Copacabana começarão no sábado, às 12h, e vão até as 19h de domingo. A partir deste horário, a prefeitura estima que já tenha havido a dispersão das pessoas que foram assistir à missa.

 

Por dia, a prefeitura disponibilizará 1600 agentes (CET-Rio e GM), 32 painéis de mensagens variáveis para informar a população, 25 reboques, 70 motocicletas e 60 veículos operacionais.

 

Ipanema e Leblon contarão com área de lazer montada nos dois dias (sábado e domingo), a partir das 12h. Para a saída de Copacabana, no sábado após 21h, e domingo após 12h, serão montados os bolsões de estacionamento de ônibus na Enseada de Botafogo e Ipanema.

 

- A chegada na Central do Brasil para rota de peregrinação deverá ser feita através de trem, metrô e ônibus. Para quem vem da Zona Oeste, o BRT Transoeste estará operando a plena capacidade na ligação Santa Cruz-Alvorada, com reforço de ônibus alimentadores. Pedimos a compreensão de todos e que utilizem sempre o transporte público – explicou Carlos Roberto Osorio.


Limpeza urbana

 

Com a mudança dos eventos da Jornada Mundial da Juventude de Guaratiba para Copacabana durante os dias 27 e 28 de julho, a Comlurb mudou sua logística para atender os peregrinos que farão a caminhada a partir da Central do Brasil. O planejamento foi adaptado transferindo os recursos de Guaratiba para atender a rota dos peregrinos.

 

Serão disponibilizados 4.000 contêineres na pista lateral da Avenida Presidente Vargas (entre a Central do Brasil e a Avenida Rio Branco), na Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Avenida Lauro Sodré, Avenida Princesa Isabel, Avenida Atlântica e principais vias de Copacabana.

 

 Na rota de peregrinação, da avenida Presidente Vargas, do Campo de Santana até o Aterro do Flamengo a Companhia determinará pontos de recebimento de lixo com dois contêineres a cada 50 metros, e do Aterro do Flamengo até Copacabana, quatro contêineres a cada 50 metros, facilitando assim o descarte correto de resíduos.

 

 Ainda na rota de caminhada, existirão 234 equipamentos destinados apenas para coleta de matérias recicláveis, além dos 210 já instalados na orla de Copcabana.

 

A operação da Comlurb contará com 3.200 garis para a limpeza de toda a área do evento/caminhada, contando com caminhões compactadores e basculantes para a remoção dos resíduos. A limpeza de toda a área dos eventos será intensificada no dia 29, com o encerramento da Jornada.

 

 

Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde terá esquema de atendimento que funcionará durante todo o final de semana, 24 horas por dia. Em Copacabana, serão montados sete postos pré-hospitalares, que contarão com 67 leitos e 29 ambulâncias para remoções, caso seja necessário. Além disso, 210 profissionais trabalharão no atendimento, sendo 91 médicos, 28 enfermeiros e 91 técnicos de enfermagem. Os postos ficarão localizados nas ruas Princesa Isabel, Praça do Lido, Rua Paula Freitas, Rua Santa Clara, Rua Xavier da Silveira, Rua Souza Lima e Backstage.


Para a rota de Peregrinação (Central-Copacabana) serão montados três postos, que contarão com oito leitos. Além disso, oito ambulâncias ficarão disponíveis para atender os peregrinos. O esquema de atendimento contará com 20 profissionais de saúde, sendo oito médicos, quatro enfermeiros e oito técnicos de enfermagem. Os postos ficarão localizados no MAM, Porcão e Posto BR. A Central de Regulação da Prefeitura vai atuar durante todo o evento.

 

Guarda Municipal


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) terá 2.200 guardas atuando exclusivamente nos eventos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) nas operações de fim de semana. O maior efetivo será utilizado em Copacabana, que terá no total 1.200 agentes, em turnos, para garantir o ordenamento urbano e de trânsito e assegurar uma celebração tranquila aos peregrinos.

Além de Copacabana, os guardas municipais trabalharão em módulos operacionais instalados em pontos estratégicos da cidade, em função dos deslocamentos do Papa e do fluxo de peregrinos pela cidade.
O efetivo que faz o patrulhamento de rotina das demais vias da cidade continuará atuando normalmente, de forma paralela e independente do empregado nos eventos da JMJ.
 

 

Para a vigília em Copacabana a GM-Rio iniciará o esquema de patrulhamento às 6h, com ações preventivas e vai estender o procedimento ao longo do dia com guardas posicionados em pontos estratégicos.

 


O esquema de patrulhamento da GM-Rio também vai contar com guardas bilíngues, que falam inglês, espanhol, francês e alemão, posicionados na Av. Atlântica com a Rua Figueiredo de Magalhães e na Praça do Lido. Eles darão informações sobre locomoção e mobilidade para peregrinos de outras. nacionalidades.

 

 

 

COMO CHEGAR:

 

METRÔ

Utilizar as estações: Cardeal Arcoverde e Siqueira Campos.

ÔNIBUS DE LINHAS REGULARES

A partir das 7h, usuários de ônibus regulares deverão desembarcar na Central do Brasil e peregrinar pela Avenida Presidente Vargas, Avenida Rio Branco, Aterro do Flamengo, Enseada de Botafogo, Avenida Lauro Sodré e Avenida Princesa Isabel.

 

ÔNIBUS FRETADOS

Veículos fretados devem se dirigir à Cidade Universitária (Fundão). De lá, os peregrinos embarcarão em uma linha de ônibus, que levará até a Central do Brasil, de onde se iniciará a caminhada.

Na volta, os peregrinos devem caminhar até a Enseada de Botafogo e, de lá, embarcar em ônibus para o Fundão.

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES

A partir da meia-noite deste sábado:

Fechamento do Aterro em esquema de área de lazer;

A partir das 7h deste sábado:

Bloqueio da pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Candelária, a partir da Praça da República;
Bloqueio da Avenida Rio Branco;
Fechamento da Avenida das Nações Unidas;
Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla;
Inversão de mão na Av. Atlântica na pista junto às edificações.

A partir das 12h deste sábado:

Fechamento total dos acessos a Copacabana:
Ipanema (Francisco Otaviano e Francisco Sá)
Lagoa (Corte de Cantagalo)
Túnel Velho
Enseada de Botafogo
Ipanema/ Leblon: Fechamento da pista junto à orla e reversível na pista junto às edificações

Somente veículos autorizados relacionados ao evento e devidamente identificados poderão circular nas áreas bloqueadas.

 

ROTAS ALTERNATIVAS

Principais rotas alternativas que deverão ser utilizadas pelos motoristas, com a indicação de sua origem e destino:


- Do Centro para Leblon/ Ipanema (via Rebouças)

Avenida Presidente Vargas, Elevado Engenheiro Freyssinet, Túnel Rebouças, Epitácio Pessoa/ Borges de Medeiros.

 

- De Botafogo para Ipanema/Leblon

Rua São Clemente, Rua Humaitá, Fonte da Saudade, Avenida Epitácio Pessoa.


- De Ipanema/Leblon para Botafogo

Avenida Epitácio Pessoa, Fonte da Saudade, Rua Humaitá, Rua Voluntários da Pátria.


- De Ipanema/Leblon para o Centro

Avenida Visconde de Albuquerque/Jardim de Alah, Avenida Henrique Dumont, Avenida Epitácio Pessoa, Túnel Rebouças, Elevado Freyssinet, Avenida Presidente Vargas.

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

As proibições de estacionamento serão mantidas:

Rua Figueiredo Magalhães, em toda sua extensão;
Rua Siqueira Campos, entre a Atlântica e a Nossa Senhora de Copacabana dos dois lados;
Rua Rodolfo Dantas, em toda sua extensão;
Rua Prado Junior, em toda sua extensão;
Rua Duvivier, em toda sua extensão;
Rua Ronald de Carvalho, em toda sua extensão;
Rua Belford Roxo, em toda sua extensão;
Rua Marechal Mascarenhas de Moraes, entre Rua Barata Ribeiro e Rua Tonelero;
Avenida Atlântica entre a Rua Figueiredo Magalhães e a Rua Anchieta;
Rua Gustavo Sampaio;
Rua Martin Afonso, em ambos os lados;
Rua Ministro Viveiros de Castro, em ambos os lados, toda extensão.
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Miguel Lemos e a Princesa Isabel;
Rua Barata Ribeiro, entre Princesa Isabel e a Rua Figueiredo de Magalhães
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, entre a Rua Francisco Otaviano e a Rua Figueiredo Magalhães;
Rua Barata Ribeiro,entre a Rua Djalma Urich e a Rua Figueiredo Magalhães;
Rua Raul Pompeia em toda sua extensão;
Rua Xavier da Silveira em toda sua extensão;
Rua Miguel Lemos em toda sua extensão;
Rua Francisco Sá, em toda sua extensão;
Avenida Rainha Elizabeth em toda sua extensão;
Rua Gomes Carneiro, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Rua Francisco Sá;
Rua Visconde de Pirajá, entre a Rua Gomes Carneiro e a Rua Jangadeiros;
Rua Prudente de Morais em toda sua extensão;
Rua Bulhões de Carvalho, entre Rua Gomes Carneiro e Avenida Rainha Elizabeth da Bélgica;
Avenida Atlântica entre a Figueiredo Magalhães e a Joaquim Nabuco;
Avenida Atlântica entre Rua Anchieta e Praça Alm. Julio de Noronha;
Rua Inominada na lateral da Praça Julio de Noronha;
Rua Anchieta na lateral esquerda entre a Avenida Atlântica e a Rua Gustavo de Sampaio.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES:

Estacionamento na pista lateral da Avenida Presidente Vargas (Saara) não será permitido;
Veículos Fretados não chegarão próximo ao evento, sendo aprendidos e multados se insistirem;
Ipanema/Leblon com área de lazer a partir das 12h deste sábado até as 19h de domingo.

 

OUTRAS RECOMENDAÇÕES:

Chegada à Central do Brasil para rota de peregrinação através de trem, metrô e ônibus;

Peregrinos provenientes da Zona Oeste devem usar preferencialmente o trem e seguir até a Central do Brasil;

BRT Transoeste estará operando a plena capacidade na ligação Santa Cruz - Alvorada, com reforço de ônibus alimentadores na conexão Alvorada - Central ou Alvorada - Zona Sul;

Retirada do kit peregrino no Aterro do Flamengo somente sábado em frente ao Monumento dos Pracinhas;

Sistema de ônibus, trem e metrô funcionarão 24h.


METRÔ

As linhas 1 e 2 irão até a Estação Siqueira Campos.

Desta forma, as seguintes estações serão fechadas para atender ao aumento de fluxo em direção à Copacabana: Presidente Vargas, Cinelândia, Catete e Cantagalo.

As demais 32 estações irão operar apenas através dos seus acessos principais, como forma de controle de fluxo.

Todos os cartões serão aceitos, inclusive o cartão peregrino.

O metrô Rio irá operar ininterruptamente. Até a meia-noite de segunda-feira, dia 29. (das 5h às 24h – intervalo de 4min – e, das 24h às 5h – intervalo de 5min)


Arquivos relacionados:
  » JMJ_planejamento da mobilidade_dias 27 e 28.pdf -   - 




Serviços Serviços