Transparência da Mobilidade

Rio+Fácil



Transparência da Mobilidade




 
Prefeitura apresenta esquema de operação da cidade para a JMJ

16/07/2013 12:47:00  » Autor: Juliana Romar/Fotos: Ricardo Cassiano


O prefeito Eduardo Paes apresentou nesta terça-feira (16/07), no Centro Administrativo São Sebastião, o esquema operacional da cidade para a Jornada Mundial da Juventude, que acontece entre 23 e 28 de julho no Rio. Para facilitar a mobilidade de peregrinos, cariocas e turistas, foi decretado feriado nos dias 23 (a partir das 16h), 25 e 26 (o dia inteiro), e 29 (até 12h). Clique aqui para ver o que abre e fecha no feriado. Durante o evento, 17 postos de informação turística estarão disponíveis para os peregrinosJá está no ar o hotsite da Riotur para a JMJ, com dicas e informações turísticas sobre a cidade.

 

Paes disse que são esperados na cidade 300 mil peregrinos inscritos e 800 mil turistas e explicou que a prefeitura não aportou recursos diretos na Jornada, apenas na prestação de serviços públicos, garantindo a infraestrutura necessária para a preparação do evento.

 

- É um enorme desafio, mas trabalhamos muito para minimizar os transtornos e permitir que o encontro aconteça de forma tranquila para todos. É uma grande satisfação receber na cidade este evento e o Papa Francisco, o primeiro Papa latino-americano e uma pessoa muito especial, conectada com os valores mais profundos do cristianismo. Nos últimos seis meses todos os níveis de governo e o Comitê Organizador da JMJ vêm se reunindo para fazer dessa oportunidade a melhor experiência para a cidade e para quem nos visita. O Rio vai mostrar mais uma vez sua capacidade de receber e acolher bem as pessoas e um líder religioso que é respeitado por todas as religiões. Pedimos a compreensão do povo carioca para entender que, nesse período, a cidade terá uma série de restrições, vias fechadas e bloqueios – afirmou o prefeito.

 

 

Como divulgado anteriormente, está proibida a circulação, parada e estacionamento de ônibus fretados no município durante o evento. Estes deverão ser identificados nos postos de credenciamento localizados nas rodovias que dão acesso à cidade. Veículos de atividade rotineira, como os que atendem condomínios e empresas, terão identificação especial e não terão restrição de horários, rotas e destinos. A recomendação da Prefeitura do Rio é que pessoas de fora da cidade deem preferência aos aeroportos e rodoviária, utilizando os meios de transportes regulares. Haverá um esquema de fiscalização para manter o ordenamento do espaço público.

 

Para os eventos em Copacabana (Missa de Abertura no dia 23; Acolhida ao Papa no dia 25; e Via-Sacra no dia 26), foi realizado um esquema especial de trânsito, com proibição de estacionamento em diversas vias do bairro. A prefeitura recomenda que os peregrinos usem o Metrô para chegar ao local.

 

No Campus Fidei, em Guaratiba, acontecem a Peregrinação e a Vigília com o Papa (27) e a Missa de Envio(28), celebrada pelo Papa Francisco. Os peregrinos que chegarem de BRT Transoeste, ônibus ou trem deverão caminhar aproximadamente 13km até o local. O mesmo percurso deverá ser realizado na volta. Veja aqui  o esquema operacional para os eventos na Zona Oeste.

 

Plano Operacional da JMJ 2013


Imagens relacionadas:








Arquivos relacionados:
  » Plano Operacional JMJ_2013.07.16.pdf -   - 




Serviços Serviços

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro