Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Primeira Arena Carioca da cidade é inaugurada na Pavuna

Região carente de áreas de lazer ganha espaço para teatro, shows e cinema ao ar livre


20/01/2012 13:21:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosA primeira Arena Carioca da Cidade Maravilhosa foi inaugurada pela Prefeitura do Rio na manhã desta sexta-feira, dia 20, na Pavuna. Construída numa das regiões mais carentes de áreas de lazer, a Arena Jovelina Pérola Negra tem três andares e ocupa 1.680 m².

 

A cerimônia de inauguração teve uma programação especial para os moradores da região com os blocos carnavalescos Gigantes da Lira e Cordão da Bola Preta, além de oficinas de figurino e maquiagem, e atividades recreativas. O prefeito Eduardo Paes participou do evento ao lado do secretário municipal de Cultura, Emílio Kalil, entre outras autoridades, e falou sobre a importância deste novo espaço cultural do Rio:

 

 

- Espero que esse espaço aqui seja um lugar de muita liberdade e de muita manifestação cultural. Mas, acima de tudo, de muito amor à cidade mais maravilhosa do mundo - disse Paes, que anunciou a construção de novas arenas na cidade:

  

Foto: Beth Santos- Temos mais arenas sendo construídas: no Parque Madureira, no Parque Ari Barroso, na Penha, e outra em Guaratiba. Todas com essa qualidade, nesse padrão. São equipamentos culturais para as zonas Norte e Oeste do Rio.


O primeiro andar, que conta com arquibancada retrátil para 180 pessoas, palco reversível para a parte externa, camarim e sala técnica, poderá receber todo tipo de apresentação como shows e peças de teatro. O mezanino terá outra arquibancada com 150 lugares, camarim e área técnica com cabine de som e luz. No total, a Arena tem capacidade para receber 330 pessoas sentadas e aproximadamente 800 em pé.

 

- O primeiro grande reflexo que vi dessa obra foi uma senhora que mora aqui em frente e disse que esse espaço para ela era como se ela tivesse ganho na loteria. Espero que a Pavuna use e abuse desse novo espaço cultural e social, disse o secretário Kalil.

 

No terraço com vista panorâmica foram instalados um bar e banheiros, além de uma área verde. A Arena também terá sistema de reutilização da água da chuva para limpeza geral e jardinagem. Este novo modelo de arena conta ainda com sistema de climatização, isolamento acústico, palco profissional, rampas de acesso para deficientes físicos, além de um telão na parte externa que permite a exibição de vídeos ao ar livre - como um grande cinema a céu aberto.

 

Foto: Beth SantosDurante o feriado e o final de semana de inauguração uma programação intensa marca a abertura da Arena Cultural Jovelina Pérola Negra para o público:

 

Sexta, dia 20 - a programação de abertura vem com Cordão da Bola Preta e Grito de Carnaval com o bloco carnavalesco “Mamãe eu Quero” e diversas outras atrações recreativas.

 

Sábado, dia 21 - lançamento do Programa Arena Cineclube com exibição de curtas e animação produzidos pela Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu e conversa com convidados atendendo crianças e jovens.

 

Domingo, dia 22 - será a vez do projeto 7 Em Ponto que originalmente acontece todas as terça no Teatro Carlos Gomes, Praça Tiradentes, aterriza na Pavuna aos domingo com : Tia Surica e Banda,(22/01); Velha Guarda da Vila Isabel (29/01); Banda Black Rio (05/02); Velha Guarda do Império Serrano (12/02); Rio Maracatu (26/02).

 

A criançada também tem programação especial com Colônia de Férias que começa no dia 24 de janeiro e vai até 04 de fevereiro.


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços