Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
Espaço onde existia "cracolândia" no Jacarezinho vai virar Clínica da Família

Prefeitura iniciou hoje obras de outras duas unidades de saúde na Zona Norte


22/07/2010 16:46:00


Beth SantosNo espaço onde exista uma "cracolândia", no Jacarezinho, a prefeitura começou a construir hoje uma Clínica da Família. As obras foram iniciadas nesta manhã no terreno localizado na Avenida Dom Helder Câmara, próximo à sede da Suípa. Também teve início hoje a construção de outras duas Clínicas da Família na Zona Norte - em Tomás Coelho e no Engenho Novo. Juntas, as tês unidades vão beneficiar 64 mil pessoas, com 16 equipes de saúde da família e seis de saúde bucal.

 


Em abril de 2009, a área no Jacarezinho antes ocupada por traficantes e usuários de crack foi alvo da operação Choque de Ordem da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP), que demoliu mais de 40 construções irregulares e acolheu cerca de 50 menores. No mês passado, foi inaugurado ali o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Padre Nelson Carlos Del Mônaco, oferecendo 150 vagas em creche e pré-escola. Para o prefeito Eduardo Paes, a nova Clínica da Família, que será construída ao lado do EDI, reforça a ocupação social da prefeitura em áreas abandonadas da cidade:

 

 

Beth Santos- Estamos tirando esses pontos degradados da cidade e transformando-os em exemplos de cidadania. Temos aqui no Jacarezinho a creche para as crianças, atendimento básico de saúde para a população e iniciaremos obras de urbanização e a construção da Vila Olímpica. Assim, vamos mudando a história da cidade e a vida das pessoas.

 

 

Acompanhado dos secretários de Saúde, Hans Dohmann, e de Obras, Alexandre Pinto, e do presidente da RioUrbe, Marco Antônio Souza de Almeida, o prefeito conversou com moradores e destacou o atendimento personalizado desse novo modelo de saúde:

 

 

-Temos os dados de que 70% dos problemas de saúde da população podem ser tratados nas clínicas, enquanto as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) fazem o atendimento emergencial e os hospitais se concentram nos casos mais graves. Com as Clínicas da Família, cada morador vai ter uma espécie de médico particular, com acompanhamento individualizado, trabalho preventivo e monitoramento daqueles que têm diabetes, hipertensão, além da realização de pré-natal - explicou o prefeito.

 

 

Beth SantosAs Clínicas da Família integram o novo modelo de saúde adotado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), que tem como objetivo focar as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar o diagnóstico precoce de doenças. Atualmente, a cidade conta com 13 Clínicas da Família em funcionamento. A meta é a construção de 70 unidades até o fim de 2012.

 

 

Entre os serviços oferecidos à população estão consultas individuais e coletivas, programa de saúde da família e de saúde bucal, vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia, curativos, pré-natal e teste do pezinho. Também haverá serviços de planejamento familiar, vigilância em saúde e acompanhamento especial de pacientes com hipertensão e diabetes. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.Beth Santos

 


Endereços:


Clínica da Família de Tomás Coelho - Avenida Pastor Martin Luther King Jr (antiga Av. Automóvel Clube) entre os números 4420 e 4676, próxima à estação do metrô de Tomás Coelho.

Clínia da Família do Jacarezinho - Avenida Dom Helder Câmara (ao lado da SUIPA, nº 1801), no Jacarezinho.

Clínica da Família do Engenho Novo - Rua Dois de Maio, 353 (ao lado da UPA 24h do Engenho Novo).

 

Texto: Juliana Romar

Fotos: Beth Santos

 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro