Transparência da Mobilidade

Rio+Fácil



Transparência da Mobilidade




 
Espaço onde existia "cracolândia" no Jacarezinho vai virar Clínica da Família

Prefeitura iniciou hoje obras de outras duas unidades de saúde na Zona Norte


22/07/2010 16:46:00


Beth SantosNo espaço onde exista uma "cracolândia", no Jacarezinho, a prefeitura começou a construir hoje uma Clínica da Família. As obras foram iniciadas nesta manhã no terreno localizado na Avenida Dom Helder Câmara, próximo à sede da Suípa. Também teve início hoje a construção de outras duas Clínicas da Família na Zona Norte - em Tomás Coelho e no Engenho Novo. Juntas, as tês unidades vão beneficiar 64 mil pessoas, com 16 equipes de saúde da família e seis de saúde bucal.

 


Em abril de 2009, a área no Jacarezinho antes ocupada por traficantes e usuários de crack foi alvo da operação Choque de Ordem da Secretaria Especial da Ordem Pública (SEOP), que demoliu mais de 40 construções irregulares e acolheu cerca de 50 menores. No mês passado, foi inaugurado ali o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Padre Nelson Carlos Del Mônaco, oferecendo 150 vagas em creche e pré-escola. Para o prefeito Eduardo Paes, a nova Clínica da Família, que será construída ao lado do EDI, reforça a ocupação social da prefeitura em áreas abandonadas da cidade:

 

 

Beth Santos- Estamos tirando esses pontos degradados da cidade e transformando-os em exemplos de cidadania. Temos aqui no Jacarezinho a creche para as crianças, atendimento básico de saúde para a população e iniciaremos obras de urbanização e a construção da Vila Olímpica. Assim, vamos mudando a história da cidade e a vida das pessoas.

 

 

Acompanhado dos secretários de Saúde, Hans Dohmann, e de Obras, Alexandre Pinto, e do presidente da RioUrbe, Marco Antônio Souza de Almeida, o prefeito conversou com moradores e destacou o atendimento personalizado desse novo modelo de saúde:

 

 

-Temos os dados de que 70% dos problemas de saúde da população podem ser tratados nas clínicas, enquanto as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) fazem o atendimento emergencial e os hospitais se concentram nos casos mais graves. Com as Clínicas da Família, cada morador vai ter uma espécie de médico particular, com acompanhamento individualizado, trabalho preventivo e monitoramento daqueles que têm diabetes, hipertensão, além da realização de pré-natal - explicou o prefeito.

 

 

Beth SantosAs Clínicas da Família integram o novo modelo de saúde adotado pela atual gestão da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC), que tem como objetivo focar as ações na atenção primária, trabalhar a prevenção e a promoção da saúde e realizar o diagnóstico precoce de doenças. Atualmente, a cidade conta com 13 Clínicas da Família em funcionamento. A meta é a construção de 70 unidades até o fim de 2012.

 

 

Entre os serviços oferecidos à população estão consultas individuais e coletivas, programa de saúde da família e de saúde bucal, vacinas, exames laboratoriais, raios-x, ultrassonografia, curativos, pré-natal e teste do pezinho. Também haverá serviços de planejamento familiar, vigilância em saúde e acompanhamento especial de pacientes com hipertensão e diabetes. As unidades funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.Beth Santos

 


Endereços:


Clínica da Família de Tomás Coelho - Avenida Pastor Martin Luther King Jr (antiga Av. Automóvel Clube) entre os números 4420 e 4676, próxima à estação do metrô de Tomás Coelho.

Clínia da Família do Jacarezinho - Avenida Dom Helder Câmara (ao lado da SUIPA, nº 1801), no Jacarezinho.

Clínica da Família do Engenho Novo - Rua Dois de Maio, 353 (ao lado da UPA 24h do Engenho Novo).

 

Texto: Juliana Romar

Fotos: Beth Santos

 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro