Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
 
Moradores de Paciência ganham Clínica da Família

Com a nova unidade, já são 770 mil pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família no Município


18/07/2010 16:02:00


J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio entregou neste domingo, 18, aos moradores de Paciência, a Clínica da Família Lourenço de Mello, que vai beneficiar mais de 20 mil moradores da região. Com a nova unidade, já são 770 mil pessoas atendidas pelo Programa Saúde da Família no Município. Vale destacar que, em apenas um ano e meio, o índice de cobertura do PSF na cidade alcançou a marca de meio milhão de pessoas atendidas na atenção básica.

 

A cerimônia de inauguração teve as presenças do prefeito Eduardo Paes e dos secretários municipais de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, e de Obras, Alexandre Pinto, e o médico Oscar Berro, que representou o ministro da Saúde, José Gomes Temporão.

 

Eduardo Paes falou sobre sobre os investimentos da Prefeitura na qualidade do atendimento médico aos moradores das regiões mais carentes da cidade.

 

J.P. Engelbrecht- Nosso objetivo é fazer com que toda a população mais pobre da cidade, principalmente das zonas Norte e Oeste, tenham uma clínica à sua disposição em um prazo máximo de dois anos. Isso vai permitir que todos recebam atendimento primário de qualidade e uma prevenção adequada de doenças - disse o prefeito, afirmando que toda a área de Paciência, Santa Cruz e Sepetiba será coberta pelas Clínicas da Família.

 

- Não haverá uma casa dessas regiões que não tenha à sua disposição uma equipe bem remunerada e uma clínica com instalação e equipamentos de qualidade. Trata-se de uma revolução que complementa o trabalho das UPA's e que espero que possa seguir por toda a cidade - concluiu o prefeito.

 

O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, destacou a peculiaridade do projeto Clínica da Família no que diz respeito ao atendimento.

 

J.P. Engelbrecht- É uma clínica que se relaciona direta e continuamente com seus pacientes. Um local onde é possível promover a saúde antes de se cuidar da doença, com toda a estrutura necessária para isso. Em clínicas como essa um paciente pode realizar exames laboratoriais, radiografias e ultrassonografias. Tudo isso com o acompanhamento permanente de seu médico - falou Dohmann.

 

A nova Clínica da Família conta com cinco equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal. Cada equipe fará, em média, cerca de 400 consultas médicas por mês, totalizando duas mil consultas mensais, além dos demais procedimentos e serviços prestados na clínica.

 

Entre os serviços oferecidos pelas equipes, os pacientes vão contar com consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, exames de raios-x, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos e hipertensos.

 

Para atender aos moradores de Paciência, a unidade possui dez consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com três leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de reunião, sala dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado.

 

Representando o ministro da Saúde, o Oscar Berro disse estar encantado com as instalações e a equipe médica da nova unidade.

 

- Como cidadão, posso dizer que o investimento valeu à pena. Essa Clínica da Família é um exemplo de que se pode atender com dignidade e competência – afirmou.

 

A Clínica da Família Lourenço de Mello fica na Rua Coronel Tito Porto Carrero, s/n, ao lado da Escola Municipal Ribeiro Couto.

 

Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro