Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura novas instalações do Centro Municipal de Saúde, no Jardim América

Com a unidade, que abriga também uma Academia Carioca de Saúde, toda região passa a ter Saúde da Família


21/04/2012 16:46:00


O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, inauguraram neste sábado, dia 21, as novas instalações do Centro Municipal de Saúde (CMS) Nagib Jorge Farah, no Jardim América. A unidade, totalmente reformada, ganhou o reforço de mais sete equipes de saúde da família e três de saúde bucal, ampliando para 100% a cobertura do programa de Saúde da Família no bairro.

Após ter percorrido as dependências do CMS, o prefeito destacou que o centro representa muito para a população.

- Grande parte dos problemas de saúde, 80%, poderão ser resolvidos sem que o cidadão vá buscar atendimento em hospitais e é importante que todos possam contar com um atendimento de qualidade. Vir a um local como esse, significa que o cidadão terá o seu médico, o seu enfermeiro, ou seja, a sua equipe médica, que poderá acompanhar o histórico familiar, até mesmo para trabalhar a prevenção, disse Paes.

O centro de saúde, localizado na Praça Soldado Michel Cheib, é uma 72 unidades reformadas em todo o município desde o inicio da atual gestão. O prédio – dividido com a Estação Observatório (OTICS) e com a Secretaria de Assistência Social (CRAS Anilva Dutra Mendes) e Secretaria da Pessoa com Deficiência e Cuidados Especiais (RBC) – ganhou novos consultórios, possibilitando a ampliação da cobertura de saúde da família na região. A população beneficiada será de 24.500 moradores e devem ser realizadas 3.500 consultas mensalmente.

Depois da reforma, o CMS Nagib Jorge Farah passou a contar também com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atividades físicas supervisionadas por um profissional na Academia Carioca de Saúde. No centro, parceria com a Secretaria Especial de Envelhecimento e Qualidade de Vida (SESQV), são realizadas atividades multidisciplinares como círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática, atendimento clínico e encaminhamento a um especialista, quando necessário.
 

 

Bairro Maravilha chega ao Jardim América

 

Durante a sua visita ao Jardim América, neste sábado, dia 21, o Prefeito do Rio, Eduardo Paes, lançou o pacote de urbanização pelo Programa Bairro Maravilha Norte que prevê a melhoria do estado de conservação de ruas, calçadas e também na rede de drenagem, entre outras intervenções.


O total do investimento é de R$ 6,4 milhões e incluiu a implantação de 47.422 metros quadrados de pavimentação com asfalto, 36.797 metros quadrados de calçadas em concreto, 216 rampas de acessibilidade e o plantio de 1.045 árvores. Uma extensão de 957 metros da rede de drenagem será recuperada.

 

 

 


 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços