Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

CIEP Glauber Rocha conquista primeiro lugar na Prova Rio

Secretária de Educação, Claudia Costin, destaca o desempenho da unidade como o melhor da rede municipal


12/04/2012 15:15:00  » Autor: Texto: Louiseanne Parreira / Fotos: J. P. Engelbrecht


Foto: J. P. EngelbrechtAlunos, professores, direção e funcionários do CIEP Glauber Rocha comemoraram os 25 anos de funcionamento da unidade, na manhã desta quarta-feira, dia 12, em dose dupla. Além do aniversário, a equipe escolar foi parabenizada pela secretária municipal de Educação, Claudia Costin, por ter alcançado o melhor desempenho da Rede Municipal na Prova Rio 2011, no 3° Ano, em Português e Matemática.

Durante a cerimônia, a secretária explicou sobre a importância da Prova Rio como uma ferramenta de avaliação, que é aplicada a todos os alunos do 3°, 4° 7° e 8° Anos e que o seu resultado gera o IDE-Rio (Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro).

O CIEP Glauber Rocha atende, atualmente, 514 alunos da creche ao 5° Ano, em turno único. Localizada na Pavuna, a unidade também obteve resultado positivo na edição da Prova Rio, em 2010, quando garantiu o primeiro lugar em Matemática e a terceira colocação em Português, ambos no 3° Ano.

Pelo trabalho desenvolvido no ano passado, a secretária ressaltou que o Glauber Rocha conseguiu se tornar uma referência a partir do trabalho em conjunto dos educadores e das famílias que, diariamente, se envolvem no processo de aprendizado das crianças.
 

- Dou os meus parabéns a todos os membros da escola pelo trabalho realizado, vocês são o orgulho da rede de ensino municipal, e parabenizo às mães e aos pais que incentivam seus filhos no aprendizado, num esforço paralelo ao da escola, disse Cláudia Costin.

Foto: J. P. EngelbrechtA diretora da unidade, Ioliris Paes, destacou que o segredo para que crianças tirem notas tão boas e alcancem resultados positivos é, antes de tudo, necessário trabalhar a autoestima. Com 28 anos de serviço público e há 16 atuando no CIEP Glauber Rocha, a diretora afirmou que dentro da escola o ambiente é de paz, onde os alunos contam com aulas de reforço, além de atividades de lazer, esporte e cultura.

Aos sábados, segundo Ioliris, o CIEP é aberto aos pais e responsáveis, quando são promovidas ações que estimulam a interatividade com o ambiente escolar.

- Aqui, o aluno não é do professor, mas da escola, pois estamos sempre visando o coletivo. Não temos problemas de relacionamento, são feitas muitas reuniões, e o nosso foco é o positivo, já que o negativo a gente deixa fora do muro da escola, concluiu a diretora.

Já no âmbito nacional, aplicada pelo MEC, acontece a Prova Brasil, que gera o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). Os índices do IDEB é que servem como base para a premiação das escolas da prefeitura, dentro do Acordo de Resultados. Os professores e funcionários das escolas que atingem as metas de melhoria da aprendizagem, estabelecidas a cada ano, recebem o Prêmio Anual de Desempenho. O IDE-Rio só será conhecido a partir de maio, após o cruzamento dos resultados da Prova Rio com a taxa de aprovação.


Alunos se orgulham de ser referência

Foto: J. P. EngelbrechtSelecionados e treinados pela professora de Educação Física, Taís Costa Teixeira, 12 alunos que compõem o pelotão da escola conduziram, no início da cerimônia, as bandeiras do Brasil, Governo do Estado, Município e do CIEP, e orgulho era o que não faltava nos olhos das crianças que participaram do evento.

Afixados nas paredes da quadra poliesportiva, cartazes com poesias escritas pelos alunos demonstravam o carinho pela instituição de ensino. O da turma 1.401 trazia versos, como o de Luís Eduardo:

- O Glauber Rocha é uma escola boa de doer. É tão belíssima que ensina até bebê. O Glauber Rocha é cheio de emoção. Tem carinho, educação, menos palavrão”. Já a aluna Beatriz expressou seus sentimentos escrevendo: “Na escola Glauber Rocha tem criança educada e criança engraçada. Minha escola é exemplar, nós tiramos o primeiro lugar!

Ao término do evento, balões azuis e brancos foram soltos do teto por cima do público e das crianças, que ainda cantaram parabéns com direito a bolo.
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços