Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Porto Olímpico: firmado acordo para desenvolvimento de projetos imobiliários

Área receberá as vilas de mídia e de árbitros, centro de convenções, dois hotéis e dois mil apartamentos


08/03/2012 16:56:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosMais um passo importante para a revitalização da Zona Portuária do Rio foi dado nesta quinta-feira, dia 8, quando a prefeitura, o Fundo Imobiliário Porto Maravilha (gerido pela Caixa Econômica Federal), Previ-Rio e Solace assinaram o Termo de Compromisso para Desenvolvimento de Projetos Imobiliários no Porto Olímpico. O conjunto de imóveis na área do Porto Maravilha reservado à instalação dos equipamentos voltados para os Jogos totaliza 850 mil m² em potencial construtivo e receberá as vilas de mídia e de árbitros, um centro de convenções, dois hotéis com 500 quartos cada e dois mil apartamentos.

O documento estabelece as diretrizes preliminares para construção e aproveitamento das edificações pelo mercado imobiliário, após os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

O acordo foi firmado em cerimônia que contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e de membros do Comitê Olímpico Internacional (COI), liderados pela presidente da Comissão de Coordenação, Nawal El Moutawakel, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Arthur Nuzman, a presidente da Empresa Olímpica Municipal, Maria Silvia Bastos Marques, o presidente da CDURP (Companhia de Desenvolvimento Urbano do Porto), Jorge Arraes, entre outras autoridades.

Na ocasião, Paes disse que esse é o momento mais importante das Olimpíadas para a cidade e falou da importância de revitalizar a área portuária:

- O Rio venceu essas Olimpíadas pela percepção do COI da grande mudança que eles trariam na vida das pessoas em uma cidade como o Rio de Janeiro. Incluímos nas Olímpiadas uma área que não estava tratada ou estava tratada superficialmente que é essa região portuária da cidade. Esse processo de revitalização da Zona Portuária, que levaria duas décadas, certamente teve o seu prazo encurtado. Estamos aqui hoje lançando o primeiro empreendimento imobiliário desse processo todo. É uma operação que me orgulha muito porque é um monte de obra acontecendo sem a prefeitura gastar um tostão de dinheiro público.

Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio, por meio do Previ-Rio, oferecerá aos servidores públicos municipais, em condições diferenciadas, linhas de crédito para aquisição das duas mil unidades imobiliárias no Porto Olímpico, após a utilização pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). Para a instalação do empreendimento, estão sendo negociados os terrenos da Praça Marechal Hermes 63 (Praia Formosa), da Avenida Francisco Bicalho 146 (Usina de Asfalto) e Avenida Pedro II 67 (Cedae).

- Esse projeto que se implementa hoje aqui é a construção de unidades nesse terreno. A Prefeitura do Rio entra aqui acelerando o processo ao usar recursos do seu Fundo de Previdência para adquirir imóveis e para financiar imóveis para os servidores do município. O Previ-Rio deve financiar algo entorno de R$500 milhões de imóveis. O que vamos ter aqui é uma possibilidade dessa área específica ter uma reserva para os servidores do município. A prefeitura entrou aqui por ser muito perto do Centro Administrativo São Sebastião e porque garantimos que esses imóveis estejam seguros para as Olimpíadas e serão entregues após os Jogos – disse o prefeito.

A Solace – sociedade de propósito específico constituída para investimentos imobiliários na área do Porto Maravilha – declarou interesse em desenvolver projetos na Região Portuária que privilegiem o conceito “viver, morar e trabalhar integrados”, com empreendimentos imobiliários de uso misto, para fins residenciais e comerciais. Neste acordo, a empresa anunciou que pretende, numa primeira fase, construir apartamentos de dois ou três quartos e dois hotéis na área do Porto Olímpico. Juntos, eles vão garantir um incremento de quatro mil m² no número de acomodações na Região Portuária, para suprir não só a demanda olímpica como também promover o desenvolvimento da área. A previsão é de que a empresa inicia as obras do Porto Olímpico até o final do ano.

Foto: Beth SantosEm seu discurso, a presidente da Comissão de Coordenação do COI, Nawal El Moutawakel, disse que o projeto de revitalização da Zona Portuária é um dos grandes legados das Olimpíadas para a cidade.

- Esse projeto terá forte impacto na cidade depois dos Jogos Olímpicos. Mostra o legado que ficará para o Rio.

A Região Portuária, área de especial interesse urbanístico, passa por processo de requalificação e prevê que todas as construções erguidas na delimitação legal sigam princípios sustentáveis. Uso de painéis solares, tetos verdes ou reflexivos, aproveitamento de água das chuvas, sistema de medidores individuais de água, bicicletários, vias exclusivas para pedestres e mais áreas de convivência são exemplos dos novos parâmetros de edificação, servindo de referência para a cidade. A implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), primeiro do tipo no Rio, vai integrar a região aos diversos modais e trazer um novo conceito de transportes públicos.

O prefeito Eduardo Paes avaliou como positivo os projetos desenvolvidos para a organização dos Jogos Olímpicos na cidade:

- Essa semana se comprovou mais uma vez que a cidade do Rio de Janeiro em relação às Olimpíadas está no prazo: a PPP do Parque Olímpico resolvida, a questão de acomodações muito bem encaminhada e aprovada pelo COI, campo de golfe resolvido e a instalação da vila de mídia definida na região do Porto.

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços