Turno único em tempo integral e primeiro Ginásio Experimental Olímpico são algumas das novidades para este ano
01/02/2012 11:32:00 » Autor: Texto: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos
A Prefeitura do Rio iniciou o ano letivo de 2012 da Rede Municipal com aula inaugural na manhã desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, no Centro de Convenções Sul América, na Cidade Nova. No evento, o prefeito Eduardo Paes e a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, deram as boas vindas aos novos diretores de escolas e creches do município e anunciaram as novidades para este ano letivo, como a expansão das escolas de turno único em tempo integral, os Ginásios Experimentais Cariocas, a abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico (GEO) e o aumento da oferta de vagas em creches, a partir da meta de criação de mais 30 mil novas vagas até o fim de 2012.
No início desse ano letivo, 18 novos Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDIs) já começam a funcionar, com mais de 2.300 crianças matriculadas. Ainda ao longo de 2012 estão previstas as inaugurações de mais 73 EDIs, o que vai gerar cerca de 11.200 novas vagas. Desde 2009, foram criadas em toda a cidade 16.598 novas vagas em creches, em 69 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento.
- Essa é uma das maiores transformações que a prefeitura está fazendo. Estamos aumentando a qualidade do ensino para as crianças; acabamos com a aprovação automática; implantamos reforço escolar, avaliação bimestral, direcionamento pedagógico; elevamos o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica); acabamos com o déficit que existia de 8 mil professores; convocamos 13 mil novos professores; dobramos o número de vagas em creche, com as EDI’s; enfim, fizemos uma verdadeira revolução no sistema municipal de ensino. É fundamental acertar na educação porque ela é que nos dá condições de transformar essa cidade – disse o prefeito que lembrou ainda os avanços dos benefícios para os educadores como a bonificação por desempenho de metas e o ticket-alimentação.
Uma das novidades para esse ano é a expansão do turno único em tempo integral nas escolas. Serão mais 114 unidades que terão aulas em turno integral de 7 horas, sendo 58 CIEPs, 19 Ginásios Experimentais Cariocas e um Ginásio Experimental Olímpico.
- Estamos cumprindo a lei que determina que as crianças progressivamente fiquem em turno único de 7 horas até 2020, que é como as melhores redes no mundo constroem a jornada escolar. Já estaremos este ano com 114 escolas em turno único, em tempo integral, com muito mais aulas de português, matemática, ciências e reforço escolar, seguidas de oficinas, de aulas de esporte e lazer – explicou a secretária Claudia Costin, reforçando que os estudantes ainda terão disciplinas optativas como matemática financeira, artes e literatura.
Outras inovações na educação são a ampliação do Ginásio Experimental Carioca (projeto que visa a excelência acadêmica, apoio a vida dos alunos e educação para valores), com mais nove unidades, sendo uma na Rocinha, e a abertura do primeiro Ginásio Experimental Olímpico Juan Samaranch, em Santa Teresa. Este programa, que atenderá do 6º ao 8º ano, tem como objetivo dar oportunidade para os alunos com aptidões esportivas desenvolverem seu potencial, sem abrir mão de uma educação de excelência e com ênfase aos valores olímpicos. Além das 2 horas diárias de atividades esportivas, os alunos farão uso também da Educopédia (uma plataforma de aulas digitais online de cada disciplina, com jogos e aplicativos educativos) e terão aulas de inglês todos os dias.
Em 2012, os professores contarão com um auxílio a mais para a alfabetização dos alunos ao fim do 1º ano: o Pé de Vento, uma versão da Educopédia; os alunos do 5º ao 7º ano passarão a ser atendidos pelo projeto Rio Criança Global, que vai intensificar o ensino de inglês, com ênfase em conversação; além de aulas digitais de inglês na Educopédia para os alunos do 1º ao 7º ano.
O início das aulas para os alunos do Ensino Fundamental está marcado para o próximo dia 13. Antes, no entanto, cerca de 40 mil professores das escolas da prefeitura passarão por uma semana de capacitação, assim como ocorreu no início do ano letivo de 2011. Nas creches da Rede Municipal, o atendimento começa no dia 6 de fevereiro.
Imagens relacionadas:

