Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio entrega a 51ª Clínica da Família à população

Localizada em Realengo, esta unidade de saúde é a primeira a oferecer tratamentos como acupuntura e reflexologia


07/12/2011 11:06:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P. Engelbrecht


Foto: J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta quarta-feira, dia 7, a 51ª Clínica da Família da cidade, em Realengo, na Zona Oeste, que beneficiará 24 mil pessoas com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Batizada de Nildo Aguiar, a nova unidade de saúde é a primeira a ter uma Sala de Práticas Integrativas, com equipamentos especializados para reflexologia, auriculoterapia, massagem e automassagem.

 

Com esta inauguração, a região da AP 5.1, que engloba os bairros de Bangu, Realengo e adjacências, terá mais de 50% de cobertura do Programa de Saúde da Família.

 

O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, entre outras autoridades, participaram da cerimônia de inauguração da clínica. Na ocasião, Paes falou sobre a importância do programa de atenção básica de saúde:

 

Foto: J.P. Engelbrecht- Não tem nada mais importante do que esse programa de atenção básica de saúde que a gente faz através das Clínicas da Família. Aqui 80, 90% dos problemas que as pessoas têm de saúde são resolvidos nas clínicas. Não é preciso ir para um hospital. Quando chegamos na prefeitura, só 100 mil cariocas eram atendidos por esse programa. Hoje já passamos de 1,6 milhão de pessoas. Já são 51 clínicas e vamos chegar a 70 até o ano que vem. De 1920 para cá a cidade do Rio construiu só 170 unidades de saúde. E, nesses quatro anos de governo, vamos construir 100 unidades de saúde. É um número muito significativo, que mostra a revolução na saúde do Rio.

 

Com investimentos de R$ 3 milhões, esta clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

 

Foto: J.P. EngelbrechtO secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, explicou sobre a implantação de práticas integrativas nesta Clínica da Família:

 

- São todas as formas terapêuticas, como acupuntura, reflexologia, massoterapia, que estão muito presentes na cultura dessa comunidade. Elas são muito utilizadas pela população daqui. Então, ouvindo os moradores, o Conselho Distrital de Saúde, a gente abriu um espaço para essas práticas, que são importantes também – disse Hans, que também comentou sobre o reconhecimento do programa das clínicas mundialmente.

 

- É a maior ou uma das duas maiores reformas de saúde em curso no mundo. São 1,6 milhão de pessoas incluídas no programa, que vem sendo reconhecido pela sua qualidade, sua intensidade e pelo volume de pessoas que estão sendo admitidas no sistema de saúde.

 

Foto: J.P. EngelbrechtA Clínica da Família Nildo Aguiar fica na Avenida Brasil, próximo ao número 29.689, e seu horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

 

Sobre Nildo Aguiar: o cirurgião sanitarista Nildo Eimar Aguiar era natural do Amazonas, mas mudou-se cedo para o Rio de Janeiro. Nos anos 40, estabeleceu-se como médico socorrista do SAMDU, precursor do SAMU. Iniciou no Brasil o processo de verificação da qualidade dos serviços hospitalares em 1986, a partir do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, do qual era membro emérito. O cirurgião faleceu em julho de 2010, aos 88 anos.

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços