Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
Prefeitura entrega a 50ª Clínica da Família da cidade em Guaratiba

Com homenagem a Cazuza, sua inauguração integra as ações da prefeitura pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids


02/12/2011 11:00:00  » Autor: Texto: Flávia David / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 2, a 50ª Clínica da Família da cidade, em Guaratiba. Batizada de Agenor de Miranda Araújo Neto “Cazuza”, a unidade é a 23ª da Zona Oeste, região que mais concentra as novas Clínicas da Família em toda a cidade, juntamente com a Zona Norte. A partir de hoje, serão beneficiadas cerca de 20 mil pessoas da região, que serão atendidas por cinco equipes de saúde da família e duas de saúde bucal.


A cerimônia de inauguração da clínica reuniu o prefeito Eduardo Paes, acompanhado do secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, da presidente da Sociedade Viva Cazuza (e mãe do artista), Lucinha Araújo, e do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira, além de lideranças comunitárias e parlamentares. Em seu discurso, o prefeito do Rio destacou a importância de se investir em saúde de qualidade para a população mais carente:


- Não há nada mais importante na vida de uma pessoa do que a saúde. Enquanto uns têm condição de pagar por consultas em unidades particulares, uma grande parte não. Por isso, estamos levando à população mais carente desta cidade uma saúde básica de qualidade, com equipamentos modernos e equipe médica capacitada - afirmou o prefeito do Rio, que prestou uma homenagem a Cazuza, um dos maiores ícones da música brasileira, e à sua mãe, Lucinha Araújo:


- Estamos homenageando um grande carioca e também a sua mãe, que transformou a dor pela perda do filho em luta pela saúde pública, para que todas as pessoas tenham acesso a um atendimento digno - disse Paes.


Foto: Beth SantosO secretário municipal de Saúde falou sobre a homenagem a Cazuza e a classificou como “oportuna”, lembrando a coragem do artista, que assumiu ser soropositivo, e a campanha de diagnóstico de HIV e sífilis que o Município realizará neste sábado, dia 3, em 185 postos de saúde e Clínicas da Família. Também serão realizadas atividades educativas.


- Além de sua arte, Cazuza teve uma postura incrível, de muita coragem, ao assumir ser portador do HIV. E neste sábado, dia 3, vamos realizar a maior campanha de nível municipal da história do país para oferecer diagnóstico de HIV. Das 8h às 17h, todas as Clínicas da Família e unidades básicas de saúde ficarão à disposição para realizar teste de diagnóstico, aconselhamento e orientação - disse Hans, completando que os resultados saem em dez dias e podem ser retirados nas próprias unidades de saúde.


Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza, deu conselhos aos jovens para que se previnam:


- Os jovens precisam se prevenir, se cuidar. É melhor passar por alguns desconfortos do que contrair uma doença que não tem cura. Por isso, se cuidem e façam testes regularmente. Quanto mais precocemente se descobre uma doença, melhor é a resposta do tratamento - disse Lucinha, que visitou todas as instalações da clínica e se emocionou com a homenagem da prefeitura ao seu filho.


- Cazuza foi um verdadeiro guerreiro contra a Aids, ajudando milhões de soropositivos a mostrarem sua cara, como dizia uma de suas músicas. Ele foi um grande exemplo de coragem e espero que esta clínica seja um grande exemplo para quem vem aqui buscar ajuda - concluiu.


Foto: Beth SantosA Clínica “Cazuza” é equipada com estrutura completa para consultas individuais e coletivas. Para isso, a unidade é composta por seis consultórios. Além disso, a população poderá receber vacinas, realizar exames laboratoriais e de raio-x. Também estão disponíveis exames de ultrassonografia e acompanhamento pré-natal, teste do pezinho, tratamento para hipertensão e diabetes, planejamento familiar e vigilância em saúde, além de distribuição de medicamentos. Vale ressaltar que cada morador da região receberá atendimento personalizado, com equipe médica que o acompanhará permanentemente.


O local também conta com Academia Carioca da Saúde, composta por equipamentos para atividades físicas dos pacientes da clínica, que serão supervisionados por um profissional de educação física. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 7 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 68% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.


A Clínica da Família Agenor de Miranda Araújo Neto “Cazuza” fica na Estrada do Mato Alto, s/n, próximo à fábrica da Michelin, em Guaratiba. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h.


Foto: Beth SantosSobre Cazuza:

 

Nascido no Rio de Janeiro, em 4 de abril de 1958, Cazuza ganhou fama como vocalista e principal compositor da banda Barão Vermelho. Além disso, era conhecido por seu temperamento rebelde, boêmio e polêmico. Descobriu ser portador do vírus HIV em 1987. Dois anos após, assumiu a doença publicamente, conscientizando o país a respeito da doença e de seus efeitos.


Cazuza morreu em 1990, aos 32 anos.


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro