Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
Prefeitura inaugura um EDI e uma Clínica da Família no Complexo do Alemão

Um ano após a pacificação da região, município intensifica investimentos em educação, saúde e outros serviços


29/11/2011 11:47:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Foto: Beth Santos


Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta terça-feira, dia 29, um ano depois do início do processo de pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) e uma Clínica da Família na região. Para garantir a dignidade dos moradores destes complexos, o município tem investido cerca de R$ 500 milhões nas áreas de educação, saúde, moradia, infraestrutura, lazer, trabalho e emprego, entre outros.


Nos últimos 12 meses, a Prefeitura do Rio desenvolveu nesta região obras e ações importantes de reconquista de direitos básicos dos cidadãos como a construção e reforma de escolas e creches, a cobertura total do programa Saúde da Família, a instalação de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 17 comunidades dos complexos, obras de infraestrutura e mobilidade urbana, urbanização, programas de geração de empregos e qualificação profissional, implantação do CineCarioca Nova Brasília (o primeiro cinema 3D construído em uma favela braisleira), formalização de pontos comerciais que funcionavam irregularmente, intensificação das ações de assistência social, e outros projetos.


O prefeito Eduardo Paes participou destas inaugurações – do EDI Professora Lucia Maria Batista de Albuquerque e da Clínica da Família Bíbi Vogel – ao lado de secretários municipais, entre outras autoridades, e falou da importância de levar os serviços públicos para essas regiões:


Foto: Beth Santos- O único poder público presente durante anos no Complexo do Alemão eram as escolas da Prefeitura do Rio de Janeiro. É muito bom poder estar aqui comemorando um ano depois do processo de pacificação. A realidade aqui já é uma realidade completamente distinta. Temos um longo caminho a percorrer porque foi muito tempo de abandono. A prefeitura está tentando fazer a sua parte, trazendo serviços. Já avançamos bastante e vamos continuar avançando. Estamos requalificando a região.

EDI Professora Lucia Maria Batista de Albuquerque


Localizado no Complexo do Alemão, em Bonsucesso, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Professora Lucia Maria Batista de Albuquerque, amplia em 200 vagas o atendimento na região. O equipamento de educação infantil está no terreno da Escola Municipal Vera Saback Sampaio, que está sendo reformada pela prefeitura.


O novo Espaço de Desenvolvimento Infantil, que atende crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses, oferece 175 novas vagas para creche e mais 25 vagas para a Pré-escola. Além disso, o EDI possui seis salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, biblioteca, cozinha, refeitório, parquinho e lavanderia.


Presente na inauguração, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, falou da importância de inaugurar mais um EDI na região:


Foto: Beth Santos- Vamos dar uma atenção a essas crianças, que a creche privada não tem. Estamos com quase 14.300 vagas em creches. Essa já é a 5ª dos complexos do Alemão e da Penha. Criança que faz uma boa creche e uma boa pré-escola tem muito mais chance de sucesso no 1º ano.


Desde 2010, além do novo EDI inaugurado hoje, os moradores dos Complexos do Alemão e da Penha já receberam outras quatro novas unidades de ensino (dois EDIs e uma escola no Complexo do Alemão e um EDI na Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha). Além disso, estão em construção ou passando por reformas mais 15 unidades (oito no Complexo do Alemão e sete no Complexo da Penha).


Desde 2009, foram criadas, em toda a cidade, 14.148 novas vagas em creche, em 50 EDIs construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços adequados para este tipo de atendimento. A meta da Prefeitura do Rio é criar mais 30 mil novas vagas em creche até o fim de 2012.


O EDI Professora Lucia Maria Batista de Albuquerque é uma homenagem à ex-diretora da Escola Municipal Mourão Filho, que faleceu antes da pacificação no Complexo do Alemão, e está localizado na Estrada do Itararé, nº 1.071 – Bonsucesso – Complexo do Alemão – na antiga fábrica da Coca-Cola.

Clínica da Família Bíbi Vogel


Foto: Beth SantosInaugurada hoje no Engenho da Rainha, a Clínica da Família Bíbi Vogel é a 48ª da cidade, a 8ª da região do Grande Méier, e beneficiará 24 mil pessoas, com seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal. Com esta nova clínica, os Complexos do Alemão e da Penha passam a contar com quatro dessas unidades (três no Alemão e uma na Penha), garantindo 100% de cobertura do programa de Saúde da Família.

 

A partir desta inauguração, a região do Grande Méier e adjacências passam a contar com cobertura de 31% de Saúde da Família. Em 2008, a cobertura era praticamente nula, de apenas 0,5%. Em toda a cidade, mais de 1,6 milhão de pessoas são atendidas pela estratégia de Saúde da Família, o que equivale a 26% da população.


Na ocasião, o prefeito Eduardo Paes recebeu do subsecretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde, Daniel Soranz, o III prêmio Bíbi Vogel, do Ministério da Saúde, por uma série de iniciativas implementadas para a promoção do aleitamento e da alimentação saudável.


A clínica realizará cerca de 2.400 consultas médicas mensais, além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem, entre outros. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.

No local, funcionará a 33ª Academia Carioca da Saúde, composta por dez equipamentos para atividades físicas para os pacientes da clínica, supervisionadas por um profissional de educação física. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de 7 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 68% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.


A Clínica da Família Bíbi Vogel é uma homenagem a Sylvia Dulce Klener, que era atriz, modelo, cantora e feminista. Nasceu no Rio em 1942 e militava em defesa dos direitos das mulheres e de causas humanitárias.


A unidade fica na Estrada Adhemar Bebiano (antiga Estrada Velha da Pavuna), nº 3.686.


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro