Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura a segunda Clínica da Família de Realengo

Esta é a 46ª clínica da cidade, que também conta com uma Academia Carioca de Saúde e com um Centro de Convivência do Idoso


11/11/2011 10:57:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 11, a 46ª Clínica da Família da cidade, no Jardim Novo, em Realengo, Zona Oeste. A Clínica da Família Padre John Cribbin (Padre João) é a segunda inaugurada no bairro e beneficiará 24 mil moradores. Com ela, Realengo passa a contar com cobertura de 49% de Saúde da Família. Em 2009, a cobertura era de apenas 4,4%.
 

O prefeito Eduardo Paes, o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, entre outras autoridades, participaram da cerimônia de inauguração desta nova unidade de saúde.


Em seu discurso, o prefeito falou sobre a importância deste novo modelo de atendimento de saúde:
 

Foto: Beth Santos- As Clínicas da Família são a solução para a saúde do nosso país, porque 90% dos nossos problemas de saúde resolvemos aqui. Essa aqui é uma clínica de saúde. Todo mundo que mora aqui em volta vai conhecer a sua equipe de saúde da família, vai saber quem é seu agente de saúde, seu enfermeiro e seu médico. Essa clínica foi feita com muita qualidade, por isso, pedimos que vocês cuidem porque ela é de vocês.

 

No espaço, funcionará a 31ª Academia Carioca da Saúde com equipamentos para melhorar a capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias contam com mais de seis mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.


A nova unidade de saúde também vai contar com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico para a terceira idade com um clínico exclusivo, fazendo o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhando para um geriatra na rede, quando necessário.


Foto: Beth SantosO secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, explicou como funciona uma Clínica da Família:


- Estamos com 46 novas Clínicas da Família, trazendo um novo tipo de atendimento para vocês. A Clínica da Família tem um funcionamento diferente do posto de saúde tradicional. Aqui, a população do entorno terá uma equipe de saúde que vai acompanhar vocês o tempo inteiro, com médicos, enfermeiros e uma equipe completa. Além dos profissionais, a clínica tem uma estrutura que dá condições para resolver os problemas de saúde e com isso vocês precisarão sair menos daqui. Vocês precisarão ir menos às UPAs, e principalmente, ir menos aos hospitais da região.


A clínica contará com seis equipes de Saúde da Família e três de Saúde Bucal, e realizará mais de 2.400 consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. No local, será possível realizar exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, curativos, vacinação, planejamento familiar, teste do pezinho, acompanhamento de pré-natal, além de distribuição de medicamentos.
 

O funcionamento da Clínica da Família Padre John Cribbin (Padre João) será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.


Sobre o Padre John Cribbin
Nasceu no dia 29/10/1936, em Shanagolden, condado de Limerick, na Irlanda. Ordenou-se padre em 24/09/1961. Chegou ao Brasil em 1962 e trabalhou na Igreja de São Simão em Goiás até 1966, quando foi transferido para a paróquia de São José de Magalhães Bastos, na Zona Oeste, onde ficou até 2011. Padre John foi bastante ativo na comunidade e lutou por várias causas, como a construção de unidades de saúde na área. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Carioca pela Câmara Municipal em reconhecimento pela sua luta junto à Pastoral das Favelas e às comunidades carentes do Rio. Faleceu em 10 de setembro de 2011, com 75 anos, de câncer.


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços