Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura do Rio entrega novo Espaço de Desenvolvimento Infantil em Jacarepaguá

Secretaria de Educação espera criar 30 mil novas vagas em creche até o final de 2012


14/10/2011 14:18:00  » Autor: Flávia David / Fotos: J.P. Engelbrecht


Foto: J.P. EngelbrechtA Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira, dia 14, o Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Compositor Roberto Ribeiro, no Anil, em Jacarepaguá. Com a nova unidade, serão beneficiadas crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade, em 125 vagas para creche e outras 25 para pré-escola. No local, os pequenos serão estimulados a desenvolver a aprendizagem a partir da convivência com livros e materiais específicos. Com investimento de R$ 2,3 milhões, as obras foram executadas pela RioUrbe, órgão da Secretaria Municipal de Obras.

 


Acompanhada pelo subprefeito da Barra e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, afirmou que o Município do Rio tem como prioridade investir na qualidade do atendimento oferecido à primeira infância em suas unidades.

 


- Não é simplesmente um prédio de qualidade para abrigar bebês e crianças pequenas, mas um novo modelo de trabalhar a primeira infância. Essas crianças possuem um currículo de creche e pré-escola, que considera o desenvolvimento global da criança. Para isso, contam com o apoio de agentes auxiliares de creches e professores de Educação Infantil, inclusive no berçário. Além disso, realizamos monitoramento anual de seu desenvolvimento - afirmou a secretária, acrescentando que crianças oriundas de famílias consideradas “abaixo da linha da pobreza” têm garantia da vaga.

 


- Com isso, nivelamos as diferenças de origem socioeconômica no desempenho do primeiro ano quando entrarem no Ensino Fundamental. Ou seja: oferecemos uma primeira infância de qualidade às áreas mais carentes da cidade - concluiu Costin.

 


Foto: J.P. EngelbrechtO Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) Compositor Roberto Ribeiro possui dois pavimentos, com quatro salas de atividades, dois berçários, lactário, fraldário, biblioteca, solário, cozinha, refeitório, despensa, área de serviço, pátio coberto, sala de amamentação, brinquedoteca, lavanderia e o Núcleo de Educação e Saúde (NES). O prédio também oferece todas as condições de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais com elevador e sanitários adequados.

 


A ampliação do atendimento em creche, com a criação de 30 mil novas vagas em toda a cidade, é uma das metas da prefeitura até 2012. Desde 2009, já foram criadas 13.930 vagas em 47 EDI’s construídos e em 98 escolas que tiveram seus espaços readequados para prestar este tipo de atendimento. Vale ressaltar que, atualmente, mais de 55 mil crianças são atendidas em creches da rede municipal e em unidades conveniadas.

 


 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços