Primeira obra olímpica a ficar pronta, que servirá de área de lazer para os atletas, recebe o festival de Rock
02/09/2011 16:44:00 » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: J.P. Engelbrecht
O prefeito Eduardo Paes entregou na tarde desta sexta-feira, dia 2, a área do Parque Olímpico dos Atletas, na Barra da Tijuca, para a realização do Rock in Rio. Paes fez a passagem simbólica das chaves do espaço, onde será a Cidade do Rock, para o empresário Roberto Medina, criador e presidente do Rock in Rio – festival que terá sua quarta edição sediada na cidade do Rio de Janeiro, entre 23 de setembro e 2 de outubro.
Depois do hasteamento das bandeiras da cidade do Rio de Janeiro e do Rock in Rio e de visitar a Rock Street, uma rua com diversas atrações, lojas e bares, Paes fez uma comparação bem humorada para dizer que a cerimônia era um gesto formal de substituição de prefeitos:
- É muito bom a gente poder hoje estar nessa cerimônia trocando de prefeitos dessa cidade (do Rock). Sai o prefeito Eduardo Paes e entra o prefeito Roberto Medina comandando o maior show da terra que será o Rock in Rio.
O prefeito também comentou sobre a importância desta obra olímpica para a cidade:
- Esse lugar é muito especial por ter sido a primeira obra das Olimpíadas a ficar pronta. Tínhamos que construir algo que era a nossa proposta das olimpíadas e aproveitamos essa oportunidade para antecipar essa entrega e fazer um super evento como o Rock in Rio. Esse é um espaço que a cidade ganha para shows e eventos.
O evento será o primeiro a acontecer no parque, construído para funcionar como área de lazer para atletas dos Jogos Olímpicos de 2016 e também palco para grandes eventos ao ar livre na cidade. Antes e depois dos Jogos Olímpicos, o local funcionará como polo cultural do Rio.
Em seu discurso, o idealizador do festival, Roberto Medina, agradeceu ao prefeito Eduardo Paes por trazer o Rock in Rio de volta para a cidade e o presenteou com uma réplica da guitarra símbolo do festival:
- Hoje é dia de agradecer à prefeitura. O Rock in Rio está há dez anos na península ibérica. O Rock in Rio leva a música brasileira e a imagem do Rio para fora. O Rio é referência de cidade recuperada e é campeã de desenvolvimento no Brasil, disse.
O Parque Olímpico dos Atletas, que fica na Avenida Salvador Allende, s/nº, na Barra da Tijuca, em frente ao Riocentro, é a primeira obra olímpica inaugurada na cidade, cinco anos antes dos Jogos Rio 2016.
Participaram da cerimônia da entrega das chaves a produtora do festival, Roberta Medina; o secretário especial de Turismo e presidente da Riotur, Antônio Pedro Figueira de Mello; o secretário municipal de Obras, Alexandre Pinto; o subprefeito da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, Tiago Mohamed, entre outras autoridades.
Imagens relacionadas:

