Transparência da Mobilidade
 
 
 
 
Transparência da Mobilidade
 
 
Prefeitura inaugura mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil na Zona Oeste

Com as duas unidades, já são mais de 13 mil novas vagas criadas desde 2009


26/08/2011 10:13:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos / Estefan Radovicz


Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio inaugurou nesta sexta-feira, dia 26, mais dois Espaços de Desenvolvimento Infantil (EDI) na Zona Oeste: o Pintando o Sete, em Campo Grande, e o Larissa dos Santos Atanázio, em Paciência. A secretária municipal de Educação, Claudia Costin, participou das duas cerimônias, que também contaram com a presença do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira.

A unidade em Paciência leva o nome da aluna Larissa Atanázio, em mais uma homenagem da Prefeitura do Rio às vítimas da tragédia na Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo. As duas unidades ampliam em mais 230 vagas o atendimento para a primeira infância na região.

Foto: Beth SantosOs EDIs foram criados para integrar a creche e a pré-escola em um só espaço, dentro do novo modelo de atendimento da Secretaria de Educação à Primeira Infância. Nesses locais, crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses são estimuladas a desenvolver a aprendizagem desde cedo, através da convivência com livros e materiais apropriados.
 

 

A secretária Claudia Costin falou sobre a importância desse novo modelo de educação infantil:

- É uma alegria enorme inaugurar mais dois espaços lindos. A prefeitura já ampliou em mais de 13 mil o número de vagas em creches e isso é muito importante, pois a criança que recebe educação desde pequena tem um desenvolvimento melhor e um futuro com sucesso. Estamos trabalhando para avançar cada vez mais e o município está investindo na contratação de professores de Educação Infantil para qualificar o atendimento oferecido – afirmou.

Foto: Estefan RadoviczAs duas novas unidades são compostas por salas de atividades, berçários, brinquedotecas, salas de primeiros atendimentos, banheiros adaptados, lactários e parquinhos, além das demais dependências. Em Campo Grande, o EDI Pintando o Sete, que já atendia a 120 crianças, ampliou esse número com a criação de mais 30 novas vagas. Já o EDI Larissa dos Santos Atanázio vai acolher mais 200 crianças na região de Paciência.

Atualmente, mais de 55 mil crianças já são atendidas pela Prefeitura do Rio em creches da rede municipal e em outras unidades conveniadas. Desde 2009, foram criadas 13.030 novas vagas para creches no município em 26 EDIs construídos, além de cinco creches, 11 cieps e 109 escolas que tiveram seus espaços adequados para esse tipo de atendimento. Sobre a unidade em Paciência que leva o nome da aluna Larissa Atanázio, uma das vítimas da tragédia da escola de Realengo, em abril deste ano, Claudia Costin explicou a homenagem da prefeitura:


Foto: Estefan Radovicz- Essa é uma homenagem à Larissa e uma grande honra. Sabemos que tudo isso não ameniza tamanha dor e sofrimento da família, mas esperamos que eles sintam um bem-estar e maior conforto. Eternizar o nome da Larissa é importante para que novas gerações de crianças que vão sendo educadas na sua primeira infância possam dar prosseguimento aos seus sonhos – falou emocionada.

A tia da jovem, Soraia dos Santos, após ler uma carta de homenagem, agradeceu e acrescentou:

- Agradecemos a iniciativa e temos certeza que estaremos vendo o rosto da Larissa em cada criança que entrar nessa escola.

O EDI Pintando o Sete fica na Rua 19, s/nº, Região Campinho, em Campo Grande, e o EDI Larissa dos Santos Atanázio, na Avenida Cesário de Melo, 11.485, em Paciência.




 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços

Vídeos Vídeos


  • Autovistoria

Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro