Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura entrega Praça Tiradentes reurbanizada à população

Fim de semana é de festa na praça, que reabre sem grades e com espetáculos gratuitos


06/08/2011 18:20:00  » Autor: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes inaugurou na tarde deste sábado, dia 6, a nova Praça Tiradentes, que foi totalmente reformada. O espaço está sem grandes e ficará aberto dia e noite para a população. Com investimentos de R$ 3,2 milhões, as intervenções realizadas em uma das praças mais importantes do Rio de Janeiro incluíram novos calçamento e iluminação, além da restauração do monumento a Dom Pedro I.

 

Paes destacou a importância da Praça Tiradentes para a história nacional e falou da entrega deste espaço renovado:

 

- Essa praça é muito histórica. Esse é um espaço público que estava trancado e escondido das pessoas. O que se permite aqui agora é que esse espaço volte a ser frequentado pela população, desfrutando aqui como área de lazer. Essa é a história de mais um canto fantástico de uma cidade tão fantástica como o Rio de Janeiro.

 

Foto: Beth SantosAs mudanças fazem parte da fase final do Projeto Monumenta, parceria da Prefeitura do Rio com o Ministério da Cultura e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

 

O secretário municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, comentou sobre o processo de revitalização que a Prefeitura do Rio está fazendo no Centro:

 

- A Praça Tiradentes está no coração do Centro Histórico do Rio e é objetivo da prefeitura revitalizar esta parte da cidade. Temos nessa praça grande parte da história do Brasil, temos a primeira estátua do país - a de D.Pedro I -, temos aqui muita história, muita tradição e muita cultura. Devolver essa praça restaurada ao Rio de Janeiro, sem as grades e aberta ao público, representa a retomada da cidade com o seu Centro Histórico. Tivemos um cuidado muito grande de não apenas revitalizar a praça, mas também recuperar a sua ambiência original e principalmente a qualidade e a história que aqui está depositada.

 

Foto: Beth SantosO evento de reabertura da praça contou com as apresentações da Orquestra Estudantina, do grupo Tá na Rua, entre outros espetáculos culturais. Ainda como parte da celebração de inauguração, a praça receberá espetáculos teatrais, musicais e performances gratuitos no evento “Tiradentes Cultural", neste domingo, dia 7, das 10h30 às 19h.

 

Participaram do evento de inauguração da nova Praça Tiradentes o subprefeito do Centro, Thiago Barcellos, o secretário municipal de Cultura, Emilio Kalil, entre outras autoridades.

 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços