Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito, acompanhado de Lula e Cabral, inaugura em Del Castilho a 42ª Clínica da Família na cidade

Rio de Janeiro alcança a 3ª posição no ranking das capitais em número de equipes de Saúde da Família no País


28/07/2011 17:40:00  » Autor: Juliana Romar / Fotos: Beth Santos


Foto: Beth SantosO prefeito Eduardo Paes, acompanhado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do governador Sérgio Cabral, inaugurou nesta quinta-feira, dia 28, em Del Castilho, na Zona Norte, a 42ª Clínica da Família da cidade. Com isso, o Rio de Janeiro chega à 3ª posição em número de equipes do Programa Saúde da Família no ranking das capitais, em todo o país, ficando atrás apenas de Belo Horizonte e São Paulo. Até 2008, a prefeitura ocupava a 9ª colocação.


A Clínica da Família Barbara Starfield, localizada na Praça Augusto Monteiro, beneficiará 24 mil moradores daquela área. A nova unidade de saúde é a sétima da região do Grande Méier e conta com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, que realizarão mais de duas mil consultas médicas mensais; além de procedimentos ambulatoriais, exames e consultas de enfermagem. O atendimento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.


Foto: Beth SantosDe acordo com o prefeito, com a nova unidade, a cobertura do Programa Saúde da Família chega a mais de 25% da população carioca:


- Hoje comemoramos a marca de 1,6 milhão de cariocas assistidos pelo Programa de Saúde da Família. Essas pessoas não encontravam na cidade um serviço de qualidade de atenção básica. Essas clínicas da família estão mudando a realidade do Rio de Janeiro, pois os problemas básicos de saúde, que são 80% dos casos, são resolvidos aqui. Há um padrão de qualidade, sistema de gestão compartilhada e tudo o que é necessário para o cidadão ser bem atendido. A situação hoje é muito melhor e vamos continuar trabalhando para mudar a vida das pessoas - afirmou Paes.


Foto: Beth SantosA unidade conta com consultórios, salas de ultrassom, de raios-x, de observação clínica, de procedimentos, de curativos, de imunização, de coleta, de reunião, auditório, farmácia e almoxarifado. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, eletrocardiograma, exames de raios-x e laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, planejamento familiar, vigilância em saúde, teste do pezinho, tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e outras doenças, além de distribuição de medicamentos.

 

Foto: Beth SantosNo espaço, funcionará também a 26ª Academia Carioca da Saúde, com dez equipamentos que visam à melhoria da capacidade muscular e aeróbia de seus usuários. Em dois anos de funcionamento, as academias possuem mais de 5 mil usuários e já reduziram o uso de medicação em 46% dos praticantes, em sua maioria hipertensos e diabéticos.


Durante o evento, o ex-presidente recebeu das mãos do prefeito Eduardo Paes e da agente de saúde, Amanda Ferreira, uma réplica da Clínica da Família Barbara Starfield. Lula destacou que as clínicas da família devem servir de exemplo para os governantes de outras cidades:

- Essas clínicas e as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) são uma revolução na saúde do Rio de Janeiro. Não acredito que tenha em nenhum estado ou cidade do Brasil uma clínica da família como essa que está sendo inaugurada - disse.


Foto: Beth SantosO governador Sérgio Cabral também elogiou a iniciativa da prefeitura:


- Hoje é um dia de festa. Essa clínica da família vai ocupar um lugar que a população não tinha nessa região, com a qualidade de serviço do sistema privado, de última geração. Aqui as pessoas terão atendimento personalizado, com pessoas capacitadas e preparadas para receber cada uma delas. Com essa iniciativa a cidade, passou de 3,5% em 2008 para 25% de cobertura.


Sobre Barbara Starfield - Impulsionadora dos cuidados de saúde primários internacionalmente, Barbara Starfield foi pediatra e mestre em Saúde Pública. Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (International Society for Equity in Health), organização voltada para a difusão do conhecimento científico sobre os determinantes da desigualdade na saúde e sobre como os eliminar. Barbara foi uma defensora incansável da medicina de família e cuidados de saúde primários. Nasceu no Brooklyn, em Nova Iorque, em 1932, e faleceu em julho de 2011, na Califórnia.


 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços