Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Porto Maravilha transforma Galpões da Gamboa em polos socioculturais

A revitalização dos galpões é a primeira ação do Programa Porto Maravilha Cultural, que contará com 3% da receita da venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção


20/07/2011 08:23:00


Foto: Banco de Imagem/Prefeitura do RioA Prefeitura do Rio assina nesta quarta-feira, dia 20, contrato para o início das obras de restauração dos Galpões da Gamboa, região que recebe as intervenções do projeto Porto Maravilha. A proposta é que o local se torne um centro de referência social e cultural da região.

 

Aos pés do Morro da Providência e vizinhos à Vila Olímpica da Gamboa, os galpões funcionaram no passado como terminal ferroviário para escoamento da produção durante o Ciclo do Café. Inaugurado em 1880, o espaço que já simbolizou a riqueza da cidade está abandonado. A obra dos dois galpões custará R$ 7,85 milhões.

 

A revitalização dos galpões é a primeira ação do Programa Porto Maravilha Cultural, que contará com 3% da receita da venda dos Certificados de Potencial Adicional de Construção e apoiará a valorização do patrimônio cultural material e imaterial na área. O projeto prevê, além do restauro dos prédios, a criação de uma praça e a recuperação das duas composições ferroviárias que ainda estão no local.




Serviços Serviços