Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Clínica da Família no local de antiga cracolândia no Jacarezinho

Área, que foi alvo de ação municipal, já recebeu também um Espaço de Desenvolvimento Infantil


29/06/2011 12:20:00


Foto: Beth Santos O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, inauguraram nesta quarta-feira, dia 29, a Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira, no Jacarezinho. Durante anos, o local foi conhecido como a cracolândia do Jacarezinho e funcionava também como ponto de prostituição infantil. Em 2009, a Prefeitura do Rio deu o primeiro passo para a revitalização social da região, com uma operação de Choque de Ordem que culminou com a demolição de 40 construções irregulares e acolhimento de 50 menores. No ano passado, foi construído ali um Espaço de Desenvolvimento Infantil, que hoje atende 150 crianças a partir de 3 meses de idade.


Foto: Beth Santos - Nossas crianças e jovens, que são o futuro da cidade, ficavam jogadas nesse espaço onde se consumiam drogas e eram praticados diversos atos ilícitos. Esse problema do crack tem, muitas vezes, uma relação direta com o grau de abandono dos espaços e das pessoas pelo poder público. Por isso, é uma alegria enorme devolver este lugar para a população e oferecendo um serviço tão essencial quanto o cuidado com a saúde básica. Esta clínica da família, junto com as escolas e creches, é a coisa mais importante que essa gestão pode fazer pelo Rio de Janeiro – afirmou o prefeito Eduardo Paes.


A Clínica da Família Anthídio Dias da Silveira é a 37ª da cidade e a 6ª instalada na região do Méier, que já tem quase 30% de seus moradores (cerca de 124 mil pessoas) atendidos pelo Programa de Saúde da Família. A nova unidade tem sete equipes de Saúde da Família e três de saúde bucal, o que garatirá assistência a aproximadamente 28 mil moradores da região. Serão realizadas, em média, 1.200 consultas médicas mensais, além dos demais examess, atendimentos de enfermagem e visitas dos agentes de saúde. Com 14 consultórios, a clínica terá salas de procedimentos, de observação clínica (com três leitos), de curativos, de imunização, de coleta e de saúde bucal e farmácia.

 

O secretário Hans Dohmann destacou o aumento no número de pessoas atendidas pelo Programa de Saúde da Família na região do Grande Méier:

 

Foto: Beth Santos - Aqui é uma comunidade de quase 30 mil moradores e essa clínica vai atender a 100% das pessoas. Nessa área do Grande Méier menos de 1% da população tinha uma equipe de saúde para tomar conta delas e, hoje, temos cerca de 30% da população coberta com o Programa de Saúde da Família. Era a área onde havia a menor oferta de atenção primária e já está no mesmo patamar do resto da cidade como um todo, já que nos últimos seis meses foram mais de 120 mil pessoas inseridas no programa – explicou.

 

Entre os serviços oferecidos estão o tratamento e acompanhamento de pacientes com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), pré-natal, vacinação, raios-x, ultrassonografia e teste do pezinho, entre outros.

 

Foto: Beth Santos O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e, aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 3 milhões.

 

O morador Elias Marquês dos Santos agradeceu a Prefeitura pela iniciativa:

 

- Isso aqui era lixo puro, funcionava uma cracolândia e as crianças não tinham local adequado para estudar. Estamos muito felizes, pois já ganhamos uma creche e, hoje, um lugar para tratamento da saúde.

 

Sobre Anthídio Dias da Silveira:

 

Nasceu em 14 de julho de 1918 em Madureira. Ingressou em 1935 na Marinha, onde serviu durante 3 anos, e em 1946 ingressou no Seminário Teológico Betel, onde conclui o curso Teológico. Também tinha formação no curso de Assistência Social, pela faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro.

 

Texto: Juliana Romar

Fotos: Beth Santos


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços