Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura a Creche Municipal Recanto Feliz, em Padre Miguel

Unidade foi totalmente reconstruída e vai receber 150 crianças


25/05/2011 11:13:00


Foto: Beth SantosO Prefeito Eduardo Paes e a Subsecretária de Ensino, Helena Bomeny, inauguraram nesta quarta-feira, dia 25, o novo prédio da Creche Municipal Recanto Feliz, em Padre Miguel. A unidade foi totalmente reconstruída e vai receber 150 crianças com idade entre 6 meses e 3 anos e 11 meses, que estavam em instalações provisórias, no Ciep Poeta Cruz e Souza.

 

 

A obra foi realizada pela RioUrbe, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Obras, e recebeu um investimento da Secretaria Municipal de Educação de cerca de R$1,6 milhão. A nova unidade passa a contar com quatro salas de atividades, dois berçários, uma sala multiuso, fraldário, lactário, lavanderia, solário, cozinha, refeitório, sala de atendimento médico e parquinho com brinquedos. A creche é dividida em cinco blocos ligados por caminhos pavimentados, com cobertura e paisagismo.


Acompanhado dos secretários municipais Alexandre Pinto (Obras), Pedro Paulo Carvalho (Casa Civil) e do subsecretário de Gestão da Educação, Paulo Figueiredo, o prefeito Eduardo Paes destacou a importância de um ensino de qualidade para o futuro das crianças:


- Educação não se faz com prédio, mas com pedagogia correta e com bons professores, empenhados e felizes com aquilo que fazem. Mas é muito bom poder entregar para crianças um espaço reformado e bonito, com um prédio com qualidade e com uma estrutura arrumada, pois isso ajuda muito no ensino. A criança que chega no Ensino Fundamental sem ter passado por uma creche e EDI (Espaço de Desenvolvimento Infantil) de qualidade chega menos preparada. Entregar esse espaço é ter a possibilidade de ter crianças mais bem capacitadas.


Foto: Beth SantosForam realizados serviços de pintura externa e interna, instalação de ar-condicionado nas salas, recuperação estrutural de vigas e lajes, novas instalações elétricas e hidrossanitárias, execução de nova cisterna, substituição das telhas e impermeabilização.


A subsecretária Helena Bomeny destacou o aumento da quantidade de vagas oferecidas em creches municipais:


- É um prazer enorme entregar um espaço tão bonito, bem tratado e organizado. Pesquisas mostram que quem tem uma educação infantil de qualidade tem seu futuro assegurado, garantido. E é isso que essas crianças vão ter aqui. Estamos trabalhando incansavelmente para dar um futuro melhor para as crianças. Já abrimos cerca de 12 mil vagas em creches e não vamos parar por aqui – afirmou.


Foto: Beth SantosA ampliação do atendimento nas creches da Prefeitura faz parte da meta da atual gestão de dobrar a oferta de vagas nas novas unidades municipais e também conveniadas, criando 30 mil novas vagas. De janeiro de 2009 até o fim de maio deste ano, a Prefeitura já criou 11.588 novas vagas, em 18 EDIs construídos e mais 109 em unidades adaptadas. Hoje, 56.465 crianças são atendidas pela Prefeitura na Educação Infantil, sendo que 40.197 delas nas unidades municipais e outras 16.268 nas conveniadas.

Para garantir um atendimento de qualidade à Primeira Infância, a partir deste ano, cada sala de atividades nas creches contará com um professor de Educação Infantil. Para isso, a Prefeitura está contratando mais 1.500 docentes.


A Creche Municipal Recanto Feliz fica em uma região que está sendo revitalizada pela Prefeitura do Rio. Os moradores já foram contemplados com uma Clínica de Saúde da Família e com um Espaço de Desenvolvimento Infantil. Em breve, a Prefeitura irá inaugurar a Praça do Conhecimento, espaço de lazer e entretenimento, no local que abrigava o antigo “esqueleto do INSS”, prédio que foi implodido em 2009.

 

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços