Prefeitura também entregou as obras do Programa Morar Carioca em comunidade do bairro
18/05/2011 16:27:00
O Prefeito Eduardo Paes e o subsecretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, inauguraram nesta quarta-feira, 18, a Clínica da Família Maria Sebastiana Oliveira, a primeira da Ilha do Governador. Localizada na Praia da Rosa, a unidade espera atender a 20 mil pessoas com cinco equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) e duas de Saúde Bucal. Com investimento de R$ 2 milhões, a clínica conta ainda com uma Academia Carioca, equipada com dez aparelhos para o fortalecimento da capacidade muscular e aeróbica dos alunos. O objetivo é incentivar os moradores a praticar exercícios físicos e promover a saúde.
Com a unidade da Ilha, 30% da população que utiliza exclusivamente os serviços do SUS (cerca de 22% da população da cidade) passa a ter cobertura integral de saúde. Em seu discurso, o prefeito do Rio ressaltou os investimentos da Prefeitura na saúde básica da população:
- A base do nosso trabalho é fortalecer a atenção básica e desobstruir as emergências dos grandes hospitais. E posso dizer que as Clínicas da Família são o equipamento de saúde mais importante de todos, onde serão tratados cerca de 90% dos problemas da população - disse Eduardo Paes, acrescentando que a Ilha do Governador receberá o novo Hospital Paulino Werneck em novembro deste ano.
- Estou muito feliz por entregar compromissos assumidos com os moradores da Ilha. Vamos continuar investindo para que o bairro receba tudo aquilo que merece - concluiu.
A primeira Clínica da Família da Ilha do Governador conta com seis consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e de farmácia. A clínica funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.
A cerimônia de inauguração também reuniu profissionais de saúde, lideranças comunitárias e familiares de Maria Sebastiana, que dá nome à nova unidade de saúde, além do Padre Gilvan, que abençoou a unidade de saúde.
O fim da cerimônia foi marcado por animada apresentação de ritmistas e passistas da Escola de Samba União da Ilha.
Quem foi Maria Sebastiana Oliveira
Nascida no Espírito Santo, em 2 de junho de 1919, Maria Sebastiana se mudou para o Rio de Janeiro aos 24, mais precisamente para a Praia da Rosa, na Ilha do Governador. Realizou trabalhos sociais, distribuindo roupas e cestas básicas, além de prestar auxílio em trabalhos de parto.
Faleceu em 4 de outubro de 1980, aos 61 anos, deixando oito filhos, 25 bisnetos e 13 tataranetos.
A Clínica da Família Maria Sebastiana Oliveira fica na Avenida do Magistério, 1.300, no Moneró.
Morar Carioca no Guarabu
Em seguida, dessa vez acompanhado pelo secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, o prefeito entregou as obras do Programa Morar Carioca no Morro do Guarabu, também na Ilha do Governador. Naquela localidade, onde o programa está investindo R$ 38,9 milhões, foram concluídas a reforma de um antigo reservatório e a construção de um novo, com capacidade para 1,4 milhões de litros de água. Com estes reservatórios, será possível solucionar o problema de abastecimento na comunidade. Na ocasião, também foi inaugurada uma praça com equipamentos para ginástica, brinquedos e quadra poliesportiva.
Além disso, as melhorias incluem redes de água, esgoto e drenagem, incluindo as ligações domiciliares; pavimentação de ruas, becos, vielas e escadarias; iluminação pública e coleta de lixo.
O prefeito destacou os benefícios do Programa Morar Carioca no Guarabu e os investimentos do Município na qualidade de vida da população:
- Estamos inaugurando uma parte importante das obras. Serão intervenções que farão com que cada morador se orgulhe muito do bairro onde moram. Estejam certos de que a Prefeitura não economizará recursos para levar qualidade de vida a todos - afirmou o prefeito.
Acompanhado pelo secretário municipal de Habitação e pelo subprefeito da Ilha do Governador, Victor Accioly, o prefeito também fez o lançamendo de obras complementares de urbanização e implantação de infraestrutura em outra área da comunidade. Os serviços incluem, entre outras benfeitorias, a construção de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), que será entregue até o fim do ano. A unidade irá beneficiar cerca de 170 crianças.
Além disso, a Prefeitura do Rio vai construir 60 unidades habitacionais e um centro esportivo no Guarabu, além da implantação de novas vias. De acordo com Bittar, a meta é de que todas as obras sejam concluídas em um ano para beneficiar cerca de 5 mil famílias.
- Estamos trabalhando com muito carinho para todos vocês, que estão sendo beneficiados com intervenções de extrema importância - discursou Bittar, que pediu a colaboração dos moradores na manutenção dos novos equipamentos.
Texto: Flávia David
Fotos: J.P. Engelbrecht
Imagens relacionadas:

