Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito do Rio participa do disrcurso de Barack Obama no Municipal

Obama parabenizou Paes e Cabral pelo trabalho de inclusão social, democratização da educação e combate à violência realizado por seus governos


21/03/2011 10:38:00


O prefeito Eduardo Paes acompanhou, ao lado do governador Sérgio Cabral, das primeiras-damas Cristine Paes e Adriana Ancelmo, e do embaixador do Brasil em Washington, Mauro Vieira, o discurso do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no Theatro Municipal na tarde deste domingo, dia 20. Pouco antes das 15h, Obama subiu ao palco do Municipal cumprimentando em português a plateia de 2.200 pessoas. O presidente americano elogiou a beleza do Rio de Janeiro e o calor e a generosidade com que ele e sua família foram recebidos pelos cariocas. Obama parabenizou Paes e Cabral pelo trabalho de inclusão social, democratização da educação e combate à violência realizado por seus governos na Cidade de Deus, onde Obama esteve durante a manhã com sua esposa e filhas.

 

"Hoje, o Brasil é um país onde os cidadãos podem escolher seus líderes e onde um garoto pobre de Pernambuco pode chegar ao posto mais elevado do país. Foi essa mudança que vimos na Cidade de Deus. Quero dar os parabéns ao prefeito e ao governador pelo seu excelente trabalho. Mas não se deve olhar para a favela com pena, mas como uma fonte de artista, presidentes, de pessoas com soluções", afirmou Obama.

 

Carismático e bem-humorado, Obama lembrou da disputa entre Rio de Janeiro e Chicago para sediar os Jogos Olímpicos de 2016.

 

"Vocês sabem que esta cidade não foi minha primeira escolha para os Jogos Olímpicos", brincou. "Porém, se os jogos não pudessem ser realizados em Chicago, o Rio seria minha escolha. O Brasil sempre foi o 'país do futuro', mas agora esse futuro está aqui. Estou aqui para dizer que nós, nos EUA, não apenas observamos seus sucessos, mas torcemos por ele", enfatizou o presidente americano.


Em 22 minutos de discurso, Obama enalteceu a experiência brasileira de luta pela democracia e contra as desigualdades sociais. Para o ele, o Brasil é um exemplo a ser seguido pelo resto do mundo. Demonstrando ser conhecedor de detalhes da nossa história e da nossa cultura, Obama pontuou várias semelhanças entre Brasil e Estados Unidos e chegou a afirmar que eles querem implantar lá a mesma política de uso de biocombustível existente aqui, onde metade da frota já roda com etanol: "Estamos buscando o mesmo nos EUA, para tornar o mundo mais limpo para nossos filhos".

 

Para o prefeito Eduardo Paes, "a vinda de Obama ao Rio por escolha pessoal mostra o quanto a nossa cidade vive seu melhor momento". "Tenho muito orgulho em poder ser prefeito dos cariocas", completou o prefeito ao sair do Municipal.

 

Na plateia, parlamentares, secretários, artistas, representantes do Ministério Público e do poder judiciário, além de jornalistas estrangeiros e da imprensa brasileira, acompanharam o discurso de Obama no Theatro Municipal.

 

Barack Obama e sua família ficaram no Rio até a manhã desta segunda-feira, 21, quando embarcaram para o Chile. O prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acompanharam o presidente até a Base Aérea do Galeão.


 

Texto: Carol Medeiros

Fotos: Beth Santos


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços