Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Secretaria de Transportes convoca frota escolar para vistoria

Ônibus, vans e micro-ônibus irregulares flagrados pela fiscalização sofrerão penalidades


29/01/2011 18:18:00


O início do período letivo está se aproximando e a Subsecretaria de Fiscalização (SubF) convoca os estabelecimentos de ensino, empresas e autônomos a apresentarem para a vistoria os ônibus, vans e micro-ônibus cadastrados junto ao município para prestar o serviço de transporte escolar.

 

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) faz um alerta para que não deixem para a última hora um processo que pode ser cumprido em tempo hábil, antes do início das aulas, tendo em vista que o período de vistoria foi aberto no dia 10 deste mês para que todos pudessem fazê-lo com antecedência.

 

Até o momento, somente 17,5% de uma frota composta por 1.166 veículos se apresentou para a primeira etapa da vistoria de 2011. Para os que ainda não apresentaram os seus veículos, a SMTR recomenda que o façam, pois quem estiver irregular e for pego em flagrante pela fiscalização da SubF circulando pela cidade sofrerá penalidades.

 

Passo a passo e documentos necessários:

- Antes de realizar a inspeção, os responsáveis pelos veículos devem verificar sua situação cadastral no site www.rio.rj.gov.gov.br/web/smtr, através do link "Transporte Escolar Online".


- Para a vistoria, os permissionários deverão comparecer com seus veículos à Gerência de Vistoria localizada à Estrada do Guerenguê, 1.630, Curicica, Jacarepaguá, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, munidos de vários documentos, entre os quais: o Cartão de Identificação de Auxiliar de Transporte (CIAT) original do permissionário e monitor; CRLV atualizado; Carteira Nacional de Habilitação (CNH) , categoria D, atualizada; Apólice de Seguro de responsabilidade civil; e o Certificado de Segurança Veicular (CSV) dentro da validade para os veículos convertidos a GNV e outras adaptações.


A Secretaria avisa que não será permitida a plastificação do CIAT e do Certificado de Vistoria. Também é obrigatória a afixação do Certificado e selo de Vistoria no veículo, referentes à última inspeção. Os veículos devem ser apresentados na pista de vistoria lavados, aspirados e dedetizados e em perfeito estado de utilização para o transporte escolar.

 

A segunda vistoria anual ocorrerá entre 1º de junho a 5 de agosto.




Serviços Serviços