Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura assina com BNDES financiamento para dar início à construção da Transcarioca

Corredor expresso que vai ligar a Barra ao Aeroporto Tom Jobim é uma das obras de preparação do Rio para Copa e Olimpíadas


10/01/2011 17:01:00


O prefeito Eduardo Paes e o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, assinaram nesta segunda-feira, dia 10, o contrato de financiamento das obras da Transcarioca, corredor expresso de BRT (Bus Rapid Transit) que vai ligar a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha
do Governador, passando por Madureira e Penha.

 

Junto com os corredores Transoeste (Barra-Campo Grande) e Transolímpica (Barra-Deodoro), a Transcarioca faz parte do conjunto de obras viárias que está preparando a cidade para a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, constituindo um dos principais legados para os cariocas.

 

Durante a cerimônia de assinatura do contrato, no Palácio da Cidade, em Botafogo, o prefeito falou sobre a importância desse projeto para a cidade:

 

- Essa é uma obra que a cidade espera há anos e é a mais importante de todos os BRTs que serão implantados no Rio de Janeiro. Ela reestrutura por completo o subúrbio que estava abandonado e, junto com a implantação, teremos as obras de urbanização de áreas degradadas da cidade. Além disso, esse BRT se integra com vários meios de transporte, permitindo um melhor deslocamento da população e em menor tempo - esclareceu.

 

O investimento total na Transcarioca será de R$ 1,3 bilhão, sendo R$ 1,1 bilhão financiados pelo Governo Federal e R$ 200 milhões de contrapartida da prefeitura. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal de Obras, que dividiu a licitação em dois lotes: trechos Barra-Penha e Penha-Aeroporto. As intervenções têm previsão de início já no próximo mês e conclusão de três anos.

 

A Transcarioca terá 39 quilômetros de extensão e vai reduzir pela metade o tempo gasto no trajeto. Serão 45 estações, três terminais para embarque e desembarque de passageiros, nove pontes, dois mergulhões e dez viadutos, com a duplicação de pistas e projetos de urbanização das áreas adjacentes. O projeto também estará integrado a outros meios de transporte como trem, metrô e ciclovias. Cerca de 400 mil passageiros serão beneficiados com o corredor diariamente.

 

O trecho que ligará a Barra da Tijuca à Penha terá 28 quilômetros e será iniciado pela construção do viaduto no bairro do Campinho. Ele vai passar pelos bairros da Barra, Jacarepaguá, Curicica, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Penha. O custo desse lote é de aproximadamente R$ 730 milhões. Já o trecho que vai ligar o bairro da Penha ao Aeroporto Internacional, segundo lote, terá 11 quilômetros de extensão. O trajeto se iniciará no Largo da Penha, seguindo pela Rua Monsenhor Alves Rocha, Rua Ibiapina, Rua Uranos, Estrada Engenho da Pedra, Rua Ismael Rocha, Rua Sargento Peixoto, Avenida Brigadeiro Trompovski, um binário (na altura do Fundão) pelas avenidas Um e Vinte e Quatro, seguindo pela Avenida Vinte e Nove, Estrada do Galeão e Rua 20 de Janeiro. A implantação do corredor exclusivo de BRT (Bus Rapid Transit) neste trecho está estimado em até R$ 548,3 milhões. A concorrência acontecerá no próximo dia 8 de fevereiro.

 

Para o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, esse projeto agrega qualidade de vida e ambiental ao Rio de Janeiro:

 

- Esse é um projeto para mudar, integrar e buscar sustentabilidade para o sistema de transportes, agregando qualidade de vida e ambiental. E o nosso papel é de ser um agente financiador. Entendemos que a Transcarioca vai preparar o sistema de transportes do Rio para o futuro, visando a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016 e vai ficar de legado para a população carioca - explicou Coutinho, anunciando o desejo do BNDES no desenvolvimento de um motor híbrido para os novos veículos.

 

- Estamos buscando parceria para o desenvolvimento de um motor elétrico híbrido que possa no futuro substituir os motores atuais de forma competitiva, contribuindo de maneira relevante para a redução de emissão de gases. O contrato da Transcarioca cria o condicionante de que nós buscaremos a melhor alternativa possível à época e, para isso, vamos trabalhar com o setor privado para acelerar a inovação tecnológica e ter uma alternativa no momento da implantação - explicou.

 

Paes declarou que a Prefeitura pretende que os BRTs Transoeste e Transcarioca utilizem combustíveis que poluam menos o meio ambiente:

 

- Já estamos estudando com a equipe do BNDES medidas que vão fazer com que esses BRTs funcionem com combustível ambientalmente correto. Esse é o nosso desejo! - declarou Paes.

 

Também participaram do evento o ministro de Esportes, Orlando Silva; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz; os secretários municipais Alexandre Sansão (Transportes), Alexandre Pinto (Obras), Pedro Paulo (Casa Civil); e o secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes.

 

 

Texto: Juliana Romar
Fotos: Beth Santos

 


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