Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Centro de Operações Rio chega para integrar 30 órgãos municipais

30/12/2010 07:55:00


A Prefeitura inaugura amanhã as instalações do Centro de Operações Rio, na Cidade Nova, que vai integrar cerca de 30 órgãos municipais e concessionárias com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade, além de antecipar soluções e minimizar as ocorrências. A unidade vai alertar os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgen-tes que devem ser tomadas em casos de emergências como chuvas fortes, acidentes de trânsito e deslizamentos. O Centro é um projeto pioneiro no Brasil e fundamental para organização de eventos como a Copa e as Olimpíadas.

 

Equipado com o que há de melhor em tecnologia para gerenciamento de informação, o Centro funcionará 24h, sete dias por semana, interconectando informações de vários sistemas do Município para visualização, monitoramento, análise e atuação em tempo real.

 

Desenvolvido em parceria com a IBM, este QG da Prefeitura é o primeiro Centro do planeta na linha mundial de Cidades Inteligentes, que irá integrar todas as etapas de um gerenciamento de crise: desde a antecipação, mitigação e preparação, até a resposta imediata aos eventos e realimentação do sistema com novas informações que podem ser usadas em futuros casos.




Serviços Serviços