Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Secretaria de Transportes reforça esquema de trânsito para show de Roberto Carlos

24/12/2010 16:46:00


Para o show do cantor Roberto Carlos, neste sábado, 25, na Praia de Copacabana, será implantado esquema especial de tráfego no bairro. A operação de trânsito contará com a participação de 360 Agentes deTrânsito da Prefeitura, entre Guardas Municipais e CET-Rio, com 60 viaturas e 38 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar aos bloqueios nas ruas internas e nos acessos à Copacabana. Além disso, a Polícia Militar também atuará nos bloqueios externos deCopacabana com 48 homens. 10 apoiadores de tráfego também ajudarão a orientar motoristas e pedestres.

 

 

Serão utilizados 08 painéis de mensagens variáveis móveis que informarão sobre os horários dos diversos fechamentos e sobre as restrições de estacionamento. Além destes, painéis fixos da CET-Rio também informarão as condições do tráfego. O Centro de Controle de Operações da CET-Rio estará monitorando toda a área do evento com 30 câmeras, implantando ajustes na programação dos semáforos com o objetivo de garantir a fluidez do trânsito.

 

 

A operação será iniciada às 7 h do dia 25 e tem previsão de término às 4h do dia 26/12/2010, quando da limpeza total das pistas pela Comlurb.

 

 

PRINCIPAIS INTERDIÇÕES:

 

 

Às 7 h será fechada a Av. Atlântica, pista junto à praia, do posto 6 até o Leme. A pista da Av. Atlântica junto às edificações funcionará com a mão invertida (de Ipanema em direção ao Leme) e o acesso ao Leme será feito somente pela Av. N.Sª. de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio.

 

 

A partir das 12 h será interditada a pista da Av. Atlântica junto aos prédios, da Rua Figueiredo Magalhães até a Av. Princesa Isabel. O trecho da Av. Atlântica, entre o posto 6 e a Rua Figueiredo Magalhães continuará operando em mão invertida. No Leme a pista junto às edificações permanecerá aberta para garantir a saída do bairro.

 

 

O fechamento TOTAL do bairro de Copacabana será às 15h, com 24 bloqueios externos em Ipanema (Rua Bulhões de Carvalho e outras), Lagoa (Corte do Cantagalo), e Botafogo (Rua Real Grandeza, Rua da Passagem, Rua Gal. Severiano, Rua Lauro Muller e Túnel do Pasmado). O fechamento das 15h não permitirá a entrada de nenhum veículo no bairro de Copacabana, com exceção de ônibus, táxis, motocicletas e veículos de bombeiros/polícia/trânsito/ambulâncias.

 

 

DESVIO DE TRÁFEGO:

 

Das 15h às 2h, haverá desvio de tráfego: de Botafogo para a Urca, pela Praia de Botafogo, Viaduto Pedro Álvares Cabral, ruas da Passagem e General Severiano e avenidas Venceslau Brás e Pasteur.

 

Das 7h até o fim do show, veículos de Copacabana para o Leme seguirão pela Avenida Nossa Senhora de Copacabana e ruas Antônio Vieira e Gustavo Sampaio; e de Botafogo para o Leme, pelas avenidas Prado Júnior, Nossa Senhora de Copacabana e Rua Gustavo Sampaio.

 

 

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO:

 

 

A partir das 7 h do dia 25 até ás 4 h do dia 26/12/2010 fica proibido o estacionamento, além dos locais já regulamentados, nas seguintes vias:

 

 

• Rua Gustavo Sampaio, lado direito, no trecho compreendido entre a Rua Antônio Vieira e a Rua Anchieta e lado direito, entre a Rua Antônio Vieira e a Av. Princesa Isabel;

• Rua Antônio Vieira, ambos os lados, exceto nas baias existentes;

• Av. Nossa Senhora de Copacabana entre a Av. Princesa Isabel e a Rua Antônio Vieira, exceto nas baias existentes;

• Av. Atlântica, pista junto às edificações, trecho entre Av. Princesa Isabel e R. Figueiredo de Magalhães, em ambos os lados, inclusive nas baias;

• Av. Atlântica, pista junto à praia, no trecho entre a Rua Francisco Otaviano e a Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme), ou seja, ao longo de toda a orla;

• Rua Rodolfo Dantas, ambos os lados, inclusive nas baias;

• Av. Prado Júnior, ambos os lados, no trecho entre Av. N. Sra. de Copacabana e Av. Atlântica, exceto nas baias existentes;

• Rua Bolívar, toda a extensão, ambos os lados;

• R. Henrique Dodsworth, ambos os lados;

• Av. Princesa Isabel, ambos os sentidos em ambos os lados;

• Av. Nossa Senhora de Copacabana, ambos os lados, entre Santa Clara e Av. Princesa Isabel;

• Av. Nossa Senhora de Copacabana, lado direito, entre R. Francisco Otaviano e R. Santa Clara;

• Rua Barata Ribeiro, ambos os lados, entre Av. Princesa Isabel e R. Santa Clara;

• Rua Barata Ribeiro, lado direito, entre R. Santa Clara e Túnel Sá Freire Alvim;

• Rua Tonelero, ambos os lados, entre Praça Cardeal Arcoverde e R. Figueiredo de Magalhães;

• Rua Raul Pompéia, lado direito;

• R. Figueiredo de Magalhães, ambos os lados, trecho entre Av. Atlântica e Rua Tonelero;

• R. Siqueira Campos, ambos os lados, entre a Rua Tonelero e a Av. Atlântica;

• Av. Lauro Sodré, ambos os sentidos, em ambos os lados;

• R. Real Grandeza, ambos os lados, no trecho entre a Rua Mena Barreto e o Túnel Velho;

• Rua Fernando Mendes, lado esquerdo, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

• Rua Duvivier, ambos os lados, entre as Avenidas Atlântica e Nossa Senhora de Copacabana;

• Rua Marechal Mascarenhas de Morais, ambos os lados, entre as ruas Tonelero e Barata Ribeiro (Operação Metrô – saída do público);

 

 

 

COMO CHEGAR:

 

 

Para acessar a área do show, Av. Atlântica em frente ao Copacabana Palace, a CET-Rio recomenda a utilização de transporte público coletivo regulamentado, bicicleta ou o deslocamento a pé.

 

 

METRÔ – Utilizar as estações Cardeal Arcoverde ou Siqueira Campos. O Metrô Rio montou esquema especial com a utilização de maior número de composições para facilitar o deslocamento das pessoas.

 

Ônibus de linhas regulares – mais de 80 linhas passam pela área do evento, vindo de várias as regiões da cidade.

 

Não serão criadas áreas de estacionamento para o evento, o que, aliado às diversas interdições previstas, não recomenda a utilização do automóvel particular.

 

 

A SEOP - Secretaria de Ordem Pública atuará com reboques baseados em pontos estratégicos e circulando na área de abrangência do evento com a finalidade de reprimir o estacionamento irregular e garantir a fluidez do tráfego. Os veículos estacionados irregularmente serão removidos para os depósitos públicos municipais.

 

 

Além disso, 6 reboques (leves e pesados) da CET-Rio serão posicionados para desobstrução das vias em caso de quebra de algum ônibus ou outro veículo.

 

 

 

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

 

 

- não ir de carro ao evento, usar preferencialmente transporte público coletivo (ônibus ou metrô)

- respeitar os locais de proibição de estacionamento e atentar para os horários.

- após as 15 h o acesso a Copacabana não será permitido mesmo para moradores. Os motoristas devem acessar o bairro antes desse horário.

- os motoristas devem, sempre que possível, evitar circular pelos bairros e vias onde ocorrerão os bloqueios à Copacabana (Ipanema – Rua Bulhões de Carvalho) , Lagoa – Corte do Cantagalo e Botafogo – Real Grandeza, Rua da Passagem e Lauro Muller e Túnel do Pasmado), procurando rotas alternativas para seus trajetos.

- Para sua segurança, os pedestres só devem fazer a travessia das vias nos locais semaforizados.

- É muito importante que sejam respeitadas as orientações dos Agentes de trânsito e também de toda sinalização implantada na área.




Serviços Serviços