Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Rio de Janeiro é escolhido sede do Fórum Mundial de Criatividade de 2012

Cidade é a primeira da América Latina a fazer parte da rede de "Distritos Criativos" do mundo


17/11/2010 16:13:00


Beth SantosOKLAHOMA CITY - A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida sede da edição de 2012 do Creativity World Forum (Fórum Mundial de Criatividade) - o maior encontro do planeta sobre a chamada 'economia criativa', que reúne os setores de design, moda, audiovisual, games, softwares e arquitetura. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (17/11/2010) na cidade americana de Oklahoma, onde acontece a edição deste ano do Fórum, com 65 palestrantes e quase três mil participantes, entre empresários, cientistas, artistas, especialistas em tecnologia, educadores e políticos.

 

O prefeito Eduardo Paes, que foi pessoalmente defender a candidatura carioca, participou da solenidade que anunciou a vitória do Rio e a inclusão da cidade - a primeira da América Latina - no seleto grupo de districts of criativity. A rede de Distritos de Criatividade engloba cidades e regiões em todo o mundo cujas agendas têm sido pautadas pela criatividade e inovação, estimulando o desenvolvimento dessas novas economias. Com a inclusão do Rio, a rede - que foi fundada em 2004, na Bélgica, e é uma espécie de ONU da inovação - já conta com 14 regiões em diferentes países - como Baden-Württemberg, na Alemanha; Catalunha, na Espanha; Rhône-Alpes, na França; e Xangai, na China.

 

Beth Santos- É um orgulho muito grande para o Rio ser reconhecido também como um espaço que estimula e favorece a criatividade. Investir em inovação sempre foi uma vocação da nossa cidade e não à toa somos um importante polo dessas novas economias: design, moda e audiovisual. Compartilhar as nossas experiências com os maiores pensadores em criatividade do mundo é mais uma grande vitória - disse Paes.

 

O prefeito afirmou que o Fórum Mundial de Criatividade de 2012 acontecerá na área do Porto e o local já foi definido: o futuro Museu do Amanhã, que receberá no mesmo ano a Rio + 20, a Cúpula Mundial do Meio Ambiente. A ideia é que o Fórum e a Bienal de Artes Criativas abram o espaço de exposição do Museu, projetado por Santiago Calatrava, no Pier Mauá. O projeto "Porto Maravilha" de revitalização da Zona Portuária foi apresentado com grande sucesso durante o evento em Oklahoma. Na Bienal de Artes, que acontece junto com o Fórum, a cidade do Rio foi representada pelos trabalhos da SuperUber, produtora carioca de tecnologia e interatividade convidada pela Secretaria municipal de Cultura a apresentar as obras “Cubos de Luz” e “Sopro Quatro”.



- Os representantes do Fórum ficaram muito impressionados com os nossos projetos de reinvenção de áreas urbanas, como o Porto e a Lapa. O Rio de Janeiro tem até as Olimpíadas uma agenda incrível com grandes eventos e muitas mudanças. E esse bom momento e todas as transformações que a cidade já vive passam sem dúvida pela criatividade – afirmou o prefeito.

 

Texto: Rafael Lisbôa

Fotos: Beth Santos


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços