Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito do Rio participa da inauguração dos novos laboratórios do Cenpes

Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras é um dos maiores do mundo


07/10/2010 22:01:00


J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes e o governador Sérgio Cabral acompanharam na tarde desta quinta-feira, dia 7, o presidente Luís Inácio Lula da Silva na inauguração dos novos laboratórios do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras, na Ilha do Fundão. Eles visitaram o Laboratório de Física de Rochas e o Núcleo de Visualização Colaborativa Antônio Pizarro Fragomeni.

Paes discursou sobre a importância de criar novos parques tecnológicos na cidade do Rio de Janeiro:

J.P. Engelbrecht- Não tenho dúvida de que o que acontece hoje aqui é um marco para consolidar o Rio como a capital da inteligência do nosso país. É fundamental que a gente possa desenvolver novos parques tecnológicos na cidade. Existem áreas do Centro, do início da Zona Norte, como Benfica e São Cristóvão, que têm essa vocação. A Prefeitura tem toda a disposição de fazer mais um parque tecnológico no município, para consolidar esse papel do Rio como centro de inteligência.

A expansão do Cenpes ocupará uma área de 300 mil m2. Serão diversos laboratórios destinados ao atendimento tecnológico das áreas de negócio da Petrobras, com destaque para os laboratórios de biotecnologia, meio ambiente, gás e energia. No local, também haverá laboratórios para atender exclusivamente as demandas do pré-sal.

O presidente Lula ressaltou a importância da ampliação de um dos maiores laboratórios de inovação e criatividade do mundo:

J.P. Engelbrecht- Este centro dá ao Rio de Janeiro o direito de dizer ao mundo que é uma cidade e um estado tecnológico porque aqui fica o maior Centro de Pesquisa da Petrobras e do Hemisfério Sul.

A ampliação do Cenpes teve investimento de R$ 1,2 bilhão, de um total de R$ 4,8 bilhões que a Petrobras gastou com ciência e tecnologia no Brasil nos últimos três anos. Os recursos foram direcionados à universidades e institutos de pesquisas parceiros da empresa, com o objetivo de criar infraestrutura de desenvolvimento e qualificação de técnicos e pesquisadores.

Na ocasião, foi lançado o livro “Biografia de Leopoldo Américo Miguez de Mello”, diretor que criou o Cenpes.

J.P. EngelbrechtTambém participaram da solenidade o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli e funcionários da empresa.

 

Texto: Anna Beatriz Cunha
 

Fotos: J.P. Engelbrecht

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços