Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Brasil e Japão trocam experiências sobre o lixo urbano em seminário

V Fórum Internacional de Meio Ambiente debate sobre gestão de resíduos sólidos urbanos


09/01/2019 10:09:00


A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, através do seu secretário e vice-prefeito do Rio, Carlos Alberto Muniz, fará a abertura do V Fórum Internacional de Meio Ambiente Brasil-Japão, que acontece nos dias 5 e 6 de outubro. Durante o evento, especialistas e técnicos brasileiros e japoneses voltarão a reunir-se no Município do Rio de Janeiro para dar prosseguimento aos trabalhos de discussão sobre o enfrentamento dos desafios ambientais de nosso século.


Já em sua quinta edição, o evento, apoiado no tema “Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos”, visa consolidar o intercâmbio e a cooperação técnica entre os dois países, enfatizando a gestão (inclusive a logística) dos resíduos urbanos: redução, coleta, transbordo/transporte, reciclagem, destinação e recuperação energética. O técnico da Smac, Nelson Machado, apresentará aos participantes todo o trabalho da Secretaria na gestão de resíduos sólidos no município do Rio de Janeiro.


Na área de Educação Ambiental, o V Fórum Internacional de Meio Ambiente Brasil-Japão servirá de catalisador dos avançados conhecimentos e experiências da Cidade de Kobe, no Japão, trazendo-os aos debates, com vista às premências ambientais de nossas municipalidades, notadamente, a do Rio de Janeiro, cidade-irmã de Kobe. A Diretora do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC), Danielle Simas, ministrará palestra sobre os programas de educação ambiental em resíduos sólidos aplicados em nosso Município pela Smac.


Lançado, em 2006, pelo Instituto Cultural Brasil-Japão, com o apoio e o estímulo de seu principal parceiro, o Consulado-Geral do Japão no Rio de Janeiro, o Fórum Internacional de Meio Ambiente Brasil-Japão tomou corpo e vem apresentando, a cada edição, resultados cada vez mais significativos, graças aos seus colaboradores.


Assim foi, desde o início, em 2006 (I Fórum), com a ALERJ, para a sensibilização de parlamentares e público em geral; em 2007 (II Fórum), com a PUC/RJ, para envolvimento das comunidades acadêmicas; e, em 2008 e 2009 (III e IV Fóruns), com o BNDES, para conscientização da classe empresarial e demais pessoas interessadas no assunto.


Para o ano de 2010 (V Fórum), o Instituto Cultural Brasil-Japão firmou parceria com a Prefeitura do Rio de Janeiro e também com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, detentora de respeitável histórico de empreendimentos na área ambiental, que o está orientando e auxiliando na organização e desenvolvimento dos trabalhos.


O V Fórum Internacional de Meio Ambiente realizar-se-á nos dias 5 e 6 de outubro, no auditório do BNDES, na Avenida Chile, nº 100. Mais informações pelo site www.icbj.com.br.
 




Serviços Serviços