Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Moradores de Madureira ganham Unidade de Pronto Atendimento (UPA)

Nova unidade de saúde 24h beneficiará cerca de 150 mil moradores do bairro e áreas vizinhas


23/09/2010 15:36:00


 Beth SantosO prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã desta quinta-feira, dia 23, a primeira UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Madureira, na Zona Norte, e a oitava administrada pela Prefeitura do Rio. A nova unidade de saúde oferecerá atendimento de urgência e emergência 24 horas a cerca de 150 mil moradores do bairro e adjacências.

 
Na cerimônia de inauguração, o prefeito Eduardo Paes, que estava acompanhado dos secretários municipais de Saúde, Hans Dohmann, de Obras, Alexandre Pinto, e do presidente da RioUrbe, Marco Antônio Almeida, falou sobre a importância da construção dessa unidade de saúde:


Beth Santos- A partir de hoje, todo mundo dessa região que tiver algum problema de saúde vai poder buscar socorro em um espaço como esse, com atendimento de qualidade. O que a gente está fazendo na cidade do Rio é a construção de uma rede de saúde. Temos feito um esforço grande para devolver à população dignidade na área da saúde. Estou muito feliz em poder estar aqui entregando mais essa UPA.


Com investimento de R$4 milhões ,a UPA de Madureira realizará uma média de 9 mil atendimentos mensais. A unidade oferece atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. São 10 consultórios, sendo seis de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social. Além disso, conta com uma sala de reanimação e emergência, salas de imobilização e de sutura, laboratório de análises clínicas, raios-x, eletrocardiograma, salas de procedimentos e de higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e coleta de sangue.


Beth SantosO secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, falou da mudança que está sendo feita pela Prefeitura do Rio na área da saúde:


- Estamos fazendo uma revolução na saúde. Hoje comemoramos uma marca fundamental com a inauguração dessa oitava UPA no município. Teremos aqui a capacidade de atender 99% dos casos que chegarem.


Neste ano, as UPAs municipais localizadas nos bairros do Engenho de Dentro, Santa Cruz, Vila Kennedy, Rocinha, Alemão, Manguinhos e Cidade de Deus realizaram mais de 257 mil atendimentos. Destes, apenas 957 precisaram ser transferidos para hospitais.


Beth SantosAté o final de 2012, serão inauguradas mais 12 UPAs, que trabalharão de forma integrada com as Clínicas da Família e hospitais, dentro do programa Saúde Presente.


A UPA de Madureira fica na Rua Intendente Magalhães, s/nº, na Praça dos Lavradores.

 

Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: Beth Santos
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços