Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura Clínica da Família com Ministro da Saúde

Autoridades também participaram do treinamento de 1.200 agentes que reforçarão o combate à dengue na cidade


07/01/2011 16:45:00


Foto: J.P EngelbrechtO prefeito do Rio Eduardo Paes inaugurou na manhã desta sexta-feira, dia 7, a Clínica da Família David Capistrano Filho, em Campo Grande, acompanhado do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann. Na ocasião, eles também participaram do início do treinamento de 1.200 agentes que reforçarão o combate à dengue na cidade. 

 

Paes e Hans apresentaram ao ministro Padilha, que estava em sua primeira agenda fora de Brasília desde a posse, o modelo carioca de Clínicas da Família, responsável pelo aumento na cobertura de Saúde da Família de 3,5% para 20% em toda a cidade, contemplando mais de um milhão de pessoas. As clínicas têm um modelo de atenção personalizado e focado na prevenção e na promoção da saúde, onde a população é sempre atendida pela mesma equipe de profissionais. 

 

Durante o discurso, Paes falou da importância de oferecer atenção básica de saúde à população. 

 

- Nessa clínica da família, 80% dos problemas de saúde a gente resolve aqui. Aliás, aqui a gente vem para não ter problema de saúde, para nunca precisar ir a um hospital. Esse sistema que a gente está montando aqui com as clínicas da família, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e com os hospitais certamente representa uma grande revolução. Foto: J.P. Engelbrecht

 

A Clínica da Família David Capistrano Filho é a 24ª unidade da cidade e 15ª da Zona Oeste. A nova clínica conta com seis equipes de Saúde da Família e duas de Saúde Bucal, beneficiando cerca de 24 mil pessoas da região. 

 

Depois da inauguração da nova Clínica da Família, as autoridades participaram do início do treinamento de 1.200 novos agentes de vigilância em saúde, convocados no último mês pela Secretaria Municipal de Saúde, que vão reforçar o combate à dengue na cidade. Somente no ano passado, foram realizadas na cidade mais de 4,2 milhões de visitas de inspeção pelos agentes de saúde. 

 

O prefeito do Rio deu as boas-vindas aos novos profissionais e falou sobre a importância de seu trabalho para a cidade: 

 

- Em nenhum momento tive dúvida de que era fundamental a gente dedicar tempo ao que é necessário na área de saúde, que é a atenção básica. O que a gente vê é uma diminuição de internações, sem redução de oferta. Essa é a aposta que vamos fazer até o fim para que a gente possa transformar a saúde nessa cidade e vocês têm um papel importante para isso. Sejam bem-vindos como funcionários da Prefeitura do Rio. 

 

Foto: J.P. EngelbrechtO Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também destacou o trabalho desses novos profissionais da saúde no combate à dengue: 

 

- Nós estamos muito felizes que a Prefeitura do Rio de Janeiro tenha tido essa decisão de contratar 1.200 agentes de saúde. Fizemos questão de estar aqui e acompanhar toda a rede de cuidado que começa com a vigilância na casa das pessoas, e de mostrar para elas que as unidades de atenção primária, as clínicas da família, estão abertas e preparadas para atender qualquer um que tenho o sintoma da dengue. Foto: J.P. Engelbrecht

 

A nova clínica conta com oito consultórios, ultrassonografia, raios-x, observação clínica com três leitos e salas de procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e farmácia. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, em um investimento de R$ 2,5 milhões. 

 

Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças. Foto: J.P. Engelbrecht

 

O nome da Clínica da Família é em homenagem ao médico sanitarista David Capistrano Filho, ativista na área da Saúde, que faleceu em 2000, aos 52 anos.

 

Texto: Anna Beatriz

Fotos: J.P. Engelbrecht

 

 

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços