Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Luzes de monumentos cariocas são apagadas simbolicamente na Hora do Planeta

Principais pontos turísticos da cidade ficaram às escuras das 20h30 às 21h30


26/03/2011 22:11:00


Foto: J.P. EngelbrechtO secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, Carlos Roberto Osório, representando o prefeito Eduardo Paes, participou na noite deste sábado, dia 26, da Hora do Planeta, evento que acontece em todo o mundo para conscientizar a população sobre a necessidade de preservar o meio ambiente. Ele estava acompanhado da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc.


Em um ato simbólico, nos Arcos da Lapa, eles desligaram pontualmente o interruptor das luzes dos principais cartões postais da cidade, que ficaram apagados durante uma hora, das 20h30 às 21h30. A iniciativa teve início em 2007, em Sidney, na Austrália, e, este ano, aconteceu pela terceira vez no Brasil.


Foto: J.P. EngelbrechtNo Rio, primeira cidade brasileira a aderir ao movimento, foram apagadas as luzes dos Arcos da Lapa, o Cristo Redentor, as praias de Copacabana e Arpoador, a Igreja da Penha, a Catedral Metropolitana e o Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo.


O secretário Carlos Roberto Osório destacou a importância do manifesto:


- O Rio de Janeiro é a sede da Hora do Planeta no Brasil. A cidade tem a ambição de se tornar a mais sustentável da América Latina. E esse ato é um gesto simbólico, um convite que o Rio faz a todos os cariocas para que durante essa uma hora pensem no planeta e com um pequeno gesto de apagar as luzes façam sua contribuição. É um compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade – disse.

Foto: J.P. EngelbrechtO evento teve como mestre de cerimônia o cantor Toni Garrido e contou com a presença de autoridades municipais, representantes do WWF-Brasil, patrocinadores e convidados. Antes de acionarem o interruptor, foi feito um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos últimos desastres naturais, como as enchentes na Austrália, o tsunami no Japão e a tragédia na Região Serrana do Rio.

A ministra Izabella Teixeira falou sobre a contribuição de cada cidadão para a preservação do meio ambiente:

- A cidade do Rio mais uma vez se juntou a outras cidades para mostrar a importância de proteger o meio ambiente e de conservar energia. Mas é através da nossa mudança de comportamento que ajudamos a proteger e a salvar o planeta. Depende de cada um garantir a vida – afirmou.

O secretário Carlos Minc enumerou algumas iniciativas:

Foto: J.P. Engelbrecht- Cada um tem que dar o exemplo e isso pode começar em casa, separando o lixo, apoiando as cooperativas de catadores, andando de bicicleta, combatendo o desperdício. Esse ato simples de apagar a luz representa apagar o desperdício e a poluição, e essa é uma idéia cheia de energia renovável.

A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF (Worldwide Fund for Nature), no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos.

Em 2010, mais de um bilhão de pessoas em 4.616 cidades, em 128 países, apagaram as luzes durante a Hora do Planeta. Em 2011, cerca de 4 mil cidades (sendo 123 brasileiras) de 134 países também participaram da iniciativa.


Texto: Juliana Romar
Fotos: J.P. Engelbrecht
 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços