Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeitura inaugura novo modelo de atendimento nas emergências do Rio

Com 30 leitos, nova unidade, erguida ao lado do Souza Aguiar, dobrará a capacidade de atendimento da região


01/05/2012 15:16:00  » Autor: Texto: Anna Beatriz Cunha / Fotos: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta terça-feira, o novo modelo de atendimento nas emergências do Rio de Janeiro. A primeira unidade de Coordenação de Emergência Regional (CER) foi erguida ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA). O projeto pioneiro terá 30 leitos e será a nova porta de entrada da emergência, sendo responsável por receber e fazer o acolhimento dos pacientes. Os casos de baixa e média complexidade serão atendidos na própria unidade por uma equipe de médicos especialistas. Apenas os casos de alta complexidade serão encaminhados à emergência do HMSA. Com a inauguração do novo sistema, a capacidade de atendimento na região será dobrada. Ainda este ano, a cidade contará com outras cinco novas unidades.

As unidades de pronto atendimento também funcionarão como uma coordenação de emergência regional, regulando esse tipo de leito em toda a área do Centro, garantindo vaga para todos os pacientes que têm urgência de internação. As novas CERs funcionarão sempre ao lado de um grande hospital de emergência, com acesso a todos os tipos de exames.

Ao visitar as novas instalações, o prefeito Eduardo Paes destacou as melhorias realizadas na área da saúde.

- O papel deste espaço é melhorar toda a rede de emergência, dando atendimento aos casos menos graves. Com a triagem, vamos deixar os hospitais cuidarem daquilo que, de fato, é a vocação deles, salvar vidas. Os casos de baixa e média complexidades serão atendidos nestas novas unidades. Em breve, teremos o mesmo modelo ao lado do Miguel Couto, depois do Lourenço Jorge e também vamos chegar ao Salgado Filho – disse Paes.

Com as CERs, as emergências municipais contarão com mais 192 leitos. As unidades possuem ainda um sistema de regulação próprio que permitirá o controle, distribuição e acesso aos leitos e serviços da região, garantindo assim atendimento, internação e exames.


Para o secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, os novos leitos são fundamentais para a agilidade no atendimento.

- Estamos preparados para atender, pelo menos, 500 atendimentos por dia aqui nesta nova unidade. Mas, na verdade, os números do Souza Aguiar já são menores do que esse com a ampliação da rede básica das Clínicas da Família e com as UPAs. Ao final desse processo, teremos dobrado o número de leitos dentro de cada sistema de emergência.

 

Com investimentos de R$ 4,4 milhões, a unidade do Centro contará com cerca de 200 profissionais, sendo 50 médicos. A CER do Souza Aguiar tem 10 consultórios e disponibilidade para a realização de nebulização, suturas, curativos, exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

Além do prefeito e do secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, estiveram na visita, o secretário de Assistência Social, Rodrigo Betlhem, e o secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Paulo Teixeira.

 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços