Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro

 

 


 

Prefeito inaugura a quinta Clínica da Família de Santa Cruz

Essa é a 13ª unidade de saúde da Zona Oeste, que fará 1.200 atendimentos mensalmente


23/11/2010 13:17:00


J.P. EngelbrechtO prefeito Eduardo Paes entregou na manhã desta terça-feira, dia 23, a Clínica da Família Deolindo Couto, na comunidade de Pedrinhas, em Santa Cruz, que beneficiará cerca de 12 mil pessoas. Essa é a quinta unidade do bairro, nona da região da Área de Planejamento 5.3 (Santa Cruz, Paciência e Sepetiba), e a 13ª em funcionamento na Zona Oeste. A região passa agora a ter 75% de sua população coberta por serviços de saúde.


Ao lado do secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, do presidente da RioUrbe, Marco Antônio Almeida, e do coordenador do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, Oscar Berro, o prefeito explicou aos moradores da região a importância da Clínica da Família para a população carioca:


- Virou uma rotina inaugurar Clínica da Família. Estamos investindo na atenção primária. Isso aqui não é uma clínica da doença, é um lugar para você não ficar doente. Então, aqui você tem todo tratamento preventivo. Essa clínica tem uma farmácia onde 80% dos remédios que a gente usa estão aqui dentro.


J.P. EngelbrechtCom investimento de R$2,5 milhões, a nova unidade de saúde fará cerca de 1.200 consultas por mês, além de procedimentos e exames. A estrutura da clínica conta com consultórios, farmácia e salas de ultrassom, raios-x, procedimentos, curativos, imunização, coleta, saúde bucal e observação clínica, com três leitos.


O secretário municipal de Saúde, Hans Dohmann, destacou a importância deste novo modelo de atendimento de saúde no Rio:


- Estamos inaugurando a 21ª Clínica da Saúde da Prefeitura do Rio, que vem implementando essa revolução na saúde. Hoje, completamos a inauguração de 30 unidades de saúde nessa gestão e já ultrapassamos mais de um milhão de pessoas atendidas por esse sistema da Clínica da família, que começamos há um ano.


J.P. EngelbrechtA Clínica da Família Deolindo Couto terá um modelo de atenção personalizado e focado na prevenção e promoção da saúde. No local, a população será sempre atendida pela mesma equipe de saúde. Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, exames laboratoriais, ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde e teste do pezinho, além de tratamento e acompanhamento de pacientes diabéticos, hipertensos e com outras doenças.


O horário de funcionamento da Clínica da Família Deolindo Couto é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Rua Santo Augúrio, 40.


O nome desta Clínica da Família é em homenagem ao importante neurologista e escritor piauiense falecido em 1992, que foi imortalizado pela Academia Brasileira de Letras.



Texto: Anna Beatriz Cunha
Fotos: J.P. Engelbrecht 


Imagens relacionadas:

















Serviços Serviços