Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Prefeitura do Rio: chega a 1,1 mil o número de ações de ordenamento no BRT em cinco meses

17/07/2019 15:33:00


A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), realizou 1.122 ações de ordenamento urbano em estações do BRT carioca desde o dia 25 de fevereiro. A operação está entre as medidas previstas no decreto de 29 de janeiro, que determinou a intervenção no modal.

 

Com a participação de diversos órgãos municipais, a força-tarefa retirou 513 ambulantes irregulares e apreendeu 1.827 itens ilegais, além de 556 quilos de alimentos vendidos sem autorização. As equipes recolheram um total de 19,2 toneladas nos quase cinco meses de força-tarefa, resultando em 200 quilos, em média, por operação realizada.

 

Trânsito e transporte – O transporte complementar de passageiros também tem sido alvo das fiscalizações: 215 veículos foram autuados no entorno das estações, 88 vans removidas e nove lacradas. Ao todo, 30 automóveis foram removidos por estacionamento em local proibido.

 

- As operações começaram logo após a determinação do prefeito Marcelo Crivella. O objetivo é combater irregularidades no BRT, coibindo calotes e o comércio ilegal tanto dentro quanto no entorno da estação – pontua o secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.

 

População de rua – O atendimento à população em situação de rua faz parte do escopo de atuação: 176 ações, entre abordagens e acolhimentos, foram realizadas.

 

Órgãos envolvidos – As Coordenadorias de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques (Cfer) e Especial de Transporte Complementar (CETC) – vinculadas à Seop – ; Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) – ligada à Secretaria Municipal de Fazenda (SMF); Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH) e Comlurb participam das operações no BRT.

 

Calotes no BRT: GM-Rio aplicou 3.285 multas

 

Além das ações integradas pela Seop, a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) atua diariamente com 116 agentes nas estações e nos horários com maior índice de evasão de passagem, atendendo ao que foi solicitado e orientado pela equipe de intervenção do Sistema BRT. Até o dia 15 julho de 2019, os guardas já aplicaram 3.285 multas durante a fiscalização nas estações, que começou em outubro de 2018.

 

Os agentes também registraram 12 ocorrências com prisões por crimes como furto, roubo e importunação sexual, além de prestarem diversos tipos de auxílios ao público, como em casos de queda de usuários e idosos perdidos. A Guarda Municipal colabora ainda com as forças de segurança, coibindo pequenos delitos no patrulhamento de rotina, mas não atua em áreas dominadas pelo crime organizado, que são de responsabilidade das Polícias.

 

Para conter os calotes no BRT, o serviço de fiscalização da GM-Rio inicia às 5h em estações do corredor Transoeste, variando em outros corredores de acordo com a incidência. Há equipes ainda destinadas ao ordenamento urbano no entorno das estações e na fiscalização do vagão feminino.