Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
O dia a dia dos alunos do Curso de Formação de Guardas Municipais

26/01/2012 08:12:00


Além das disciplinas teóricas em sala de aula e a prática do treinamento operacional, outras atividades também fazem parte da rotina dos 277 alunos do Curso de Formação de Guardas Municipais. Acompanhado por instrutores da Academia de Ensino, o dia a dia dos alunos começa bem cedo, com aulas de alongamentos, caminhadas e corridas, e eles ainda participam do hasteamento matinal das bandeiras do país, do estado e da cidade do Rio de Janeiro.

 

 Os futuros guardas municipais estão se preparando desde o dia 6 de novembro de 2018 para fazer parte da maior Guarda Municipal desarmada do País. O curso de formação é a quinta e última etapa do concurso e tem caráter eliminatório, onde os alunos estudam temas essenciais para o exercício da função de guarda municipal.

 

Aluno do curso de formação, Raphael da Silva Duarte, 33 anos, está confiante que em breve vai passar por essa etapa e fará parte da Guarda Municipal do Rio. Ele conta que pediu licença do cargo de guarda municipal no município de Magé, na Baixada Fluminense, onde trabalha há sete anos para realizar o sonho de atuar na instituição carioca. "Eu estou muito feliz, não vejo meu futuro fora daqui. Estou me esforçando o máximo. Era a oportunidade que faltava para mim", disse.

 

 As disciplinas incluem Procedimentos Operacionais Padrões (POPs); Emergência Pré-hospitalar, visando preparar os agentes a realizar o primeiro atendimento a vítimas de acidentes até a chegada do socorro especializado; Defesa Pessoal, onde os alunos aprendem a imobilizar pessoas em casos de necessidade sem feri-las e a manter o autocontrole em casos de enfrentamento físico; Direitos Humanos, onde conhecem a necessidade de respeitar e fazer respeitar todos os direitos individuais das pessoas garantidos por lei; Uso diferenciado da Força, para aprender a profissionalmente atuar onde haja necessidade da aplicação da força por parte do agente, respeitando assim os limites legais sem abusar da autoridade de que será investido.


Imagens relacionadas: