Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal apreende 355 produtos enterrados na areia das praias de Copacabana e Flamengo

15/08/2018 16:22:00


O Grupamento Especial de Praia (GEP) da Guarda Municipal do Rio realizou operação de ordenamento urbano nas praias de Copacabana e Flamengo para apreender produtos armazenados irregularmente na areia. A operação batizada de "guriçá" teve início na noite de terça-feira, dia 14, e se estendeu até a madrugada desta quarta, dia 15, apreendendo 355 itens, como cadeiras de praia, mesas, bebidas e biscoitos diversos, além de quatro facas, que são utilizadas no preparo dos alimentos.

O nome da operação é em alusão a um tipo de caranguejo que se enterra parcialmente na areia. , que faz parte da rotina operacional do GEP, e visa coibir a irregularidade prevista no Código de Posturas Municipais, que proíbe o depósito de produtos nas praias. Participaram da operação 20 guardas municipais do grupamento, que contaram com apoio de viaturas e um caminhão. O material apreendido foi encaminhado para o depósito da Prefeitura do Rio.

No mês de maio, o GEP apreendeu 496 produtos na Praia do Flamengo, que também estavam enterrados na areia, incluindo guarda-sóis, bomba elétrica, equipamentos de atividades físicas e bebidas diversas.

Atuando exclusivamente na orla, incluindo a faixa de areia, calçadão e vias de acesso, o GEP também é responsável pela orientação de banhistas sobre a proibição da presença de cães na areia, acampamentos, restrições para prática de atividades esportivas, como altinho e futevôlei, e a utilização de objetos não permitidos, como churrasqueiras, botijões de gás, fogareiros, tochas e garrafas de vidro. As equipes ainda lidam com grande diversidade de ocorrências, como crianças perdidas, afogamentos, animais silvestres feridos, furtos e roubos.


Imagens relacionadas: