Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal atua com 110 guardas no trânsito e no patrulhamento de escolas públicas da cidade

01/08/2018 12:52:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) iniciou às 6h30 desta quarta-feira, dia 1º de agosto, a Operação Volta às Aulas com um efetivo de 110 guardas atuando na fiscalização e na orientação do trânsito e no patrulhamento das escolas da rede municipal em todas as regiões da cidade. Do efetivo total, 40 guardas são da Subdiretoria Técnica de Trânsito e atuarão nos principais corredores de grande concentração de escolas, em especial, as particulares, que registram movimento mais intenso de veículos. Os outros 70 GMs são do Grupamento de Ronda Escolar e estarão nos acessos a escolas municipais próximas a vias de grande movimento, orientando a travessia de alunos e observando alterações na rotina da unidade.

 

A Ronda Escolar retoma a agenda de ações educativas com atividades lúdicas e palestras que tratam de temas como educação no trânsito, prevenção às drogas e à violência. Para reforçar conceitos de segurança, a GM-Rio produziu folhetos educativos que serão distribuídos nessa primeira semana da volta às aulas. Um deles é voltado aos motoristas, com foco em orientações sobre o trânsito. O outro tem foco nos pais e responsáveis que levam as crianças para a escola, contendo dicas de segurança. Em 2017, os patrulheiros realizaram 80.447 visitas às unidades escolares e atenderam a 5.270 chamados emergenciais, sendo a maioria de apoio à direção.

 

Ônibus da Liberdade - Desde março de 2018, a GM-Rio realiza operação especial em apoio ao programa Ônibus da Liberdade, da Secretaria Municipal de Educação, que proporciona transporte gratuito para alunos de escolas em áreas onde os ônibus operam com intervalos que não atendem à necessidade de deslocamento dos estudantes. Guardas municipais do Grupamento Especial de Trânsito (GET) e do Grupamento de Ronda Escolar (GRE) fiscalizam o embarque e o desembarque dos alunos; orientam a travessia e atitudes seguras no trânsito, estimulando a conscientização de alunos, dos responsáveis e também dos motoristas; prestam auxílios diversos contribuindo inclusive para o aumento na sensação de segurança no entorno das unidades escolares. O programa atinge 361 unidades escolares das 9ª e 10ª Coordenadorias Regionais de Educação (CRE), beneficiando cerca de 9 mil alunos por dia.

 

Trânsito

Os guardas de trânsito estarão distribuídos em pontos estratégicos de 37 escolas que registram grande movimento de veículos nos horários de entrada e saída de alunos. Entre os corredores estão a Rua São Clemente, em Botafogo (via de acesso aos colégios Corcovado, Santo Inácio e Britânico); Visconde Silva, no Humaitá (colégio Andrews); Rua São Francisco Xavier, na Tijuca (Colégios Militar e Pedro II); e Rua Araguaia, na Freguesia (colégios Guarriga e Primus). Os guardas vão orientar motoristas para que evitem, por exemplo, obstruções de ruas e cruzamentos causados por filas duplas no embarque e desembarque de alunos. A inspetora geral Tatiana Mendes esclarece que multas serão aplicadas como último recurso, em casos que os motoristas insistam na infração, desobedeçam a sinalização ou não acatem a orientação dos agentes de trânsito. “Esperamos contar com a colaboração dos motoristas para que não termos a necessidade de recorrer à penalidade aplicando a multa”, disse a inspetora.

 

 Dicas aos motoristas

 

· Procure chegar antes para evitar o fluxo de veículos

· Obedeça a fila indiana

· Não pare o carro em local indevido, como filas duplas

· Não ocupe calçadas, porque isso dificulta a passagem de pedestres

· Faça paradas rápidas no embarque e desembarque

· Oriente seus filhos sobre a travessia, recomendando o uso da faixa de pedestre

· Combine previamente com o seu filho um ponto de encontro para o embarque e desembarque, antes ou depois do portão da escola ou em ruas transversais.

· Esteja sempre atento à sinalização e siga as orientações do guarda municipal. 


Imagens relacionadas: