Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Guarda Municipal inicia comemorações de seus 25 anos com Semana Olímpica

20/03/2018 12:15:00



A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deu início na manhã desta terça-feira, dia 20, aos eventos em comemoração ao seu aniversário de 25 anos com a sétima edição da Semana Olímpica. A série de competições-relâmpago de diversas modalidades desportivas acontece até o dia 27, na sede da instituição, em São Cristóvão, com o objetivo de prestigiar e envolver todos os servidores nas comemorações. Além disso, até o dia 30 de março, data em que é celebrado o aniversário da GM-Rio, serão realizados outras ações comemorativas.

 

A abertura da Semana Olímpica contou com a presença da comandante da instituição, inspetora geral Tatiana Mendes, de gestores e comandantes de unidades operacionais e do nadador e medalhista olímpico Djan Madruga, dirigente do Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Máster de 2020 que vão acontecer no Rio de Janeiro. O atleta acendeu a pira, marcando o início das competições, que estão contando com times de unidades operacionais da GM-Rio, da Guarda Municipal de Niterói, do Exército e da Comlurb.

 

- Temos muito a comemorar nesses 25 anos. É um momento muito importante para nós, de refletir sobre toda trajetória da instituição até agora. Hoje, a Guarda Municipal é uma instituição forte, que atua efetivamente na segurança pública, colaborando com as forças policiais em nossa cidade, sem deixar de zelar pelo bem-estar do cidadão, seja coibindo desordens no trânsito e no espaço urbano ou nas atividades de Ronda Escolar, no apoio aos turistas, entre muitas outras atribuições. Cada guarda, do mais antigo ao mais novo, ajudou a construir essa história, por isso, todos merecem ser prestigiados – destacou a comandante da instituição, inspetora geral Tatiana Mendes.

 

No primeiro dia das competições aconteceu a disputa do cabo de guerra, atividade tradicional em competições de órgãos de segurança pública e ordenamento e também das Forças Armadas, que trabalha de forma descontraída a cooperação, a força física e a estratégia, características e valores imprescindíveis no dia a dia dos guardas municipais. O primeiro lugar ficou com a Guarda Municipal de Niterói.

 

Durante a semana serão realizadas competições de voleibol e futsal masculino e feminino, Jiu-jitsu e Circuito Crossfit. No último dia haverá ainda a prova de Laser-Run, novo formato desportivo que combina duas provas do Pentatlo Moderno - Corrida e Tiro Laser -, onde o principal desafio é articular a vertente física/atlética da primeira com a vertente técnica/psicológica da segunda. O material para realização da prova é Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno, que desde 2017 se tornou parceira da GM-Rio na promoção do esporte.

 

Histórico da Guarda Municipal - Criada em 30 de março de 1993, com dois mil vigilantes que pertenciam à Comlurb, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro conta hoje com cerca de 7.500 guardas e 240 funcionários administrativos, incluindo agentes de transporte e músicos. É a maior Guarda desarmada do país. Para cobrir toda a cidade, a GM-Rio conta com 15 Inspetorias, dez Grupamentos Especiais e 11 Unidades de Ordem Pública atuando em diversas frentes, como no patrulhamento de praças, praias, parques, escolas, áreas de preservação ambiental, além de fiscalizar o trânsito e desenvolver diversas ações sociais.


Imagens relacionadas: