Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio homenageia 94 guardas de trânsito que contribuem com ações de mobilidade na cidade

Agentes atuam nas faixas reversíveis, áreas de lazer e nas APCC do Aterro do Flamengo e da Praia da Reserva


16/08/2017 12:56:00


A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 16, na sede, em São Cristóvão, uma solenidade para homenagear 94 guardas que atuam na implantação de faixas reversíveis, áreas de lazer e nas áreas de proteção ao ciclismo de competição (APCC), operações essenciais para garantir a mobilidade na cidade e também para que a população carioca possa desfrutar os espaços públicos com segurança.

 

O evento contou com a participação do presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo da Cidade do Rio da Cidade do Rio de Janeiro (CSCRJ), Raphael Pazos, que como forma de agradecimento, arrecadou mais de 7 mil reais em campanha na internet para premiar os guardas pelo trabalho realizado nas Áreas de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC) do Aterro do Flamengo e da Praia da Reserva, beneficiando cerca de 400 ciclistas que utilizam esses espaços para treinamento.

 

- Estou aqui como cidadão para agradecer a todos pelos quatro anos de parceria nas APCCs. O trabalho de vocês é fundamental para evitar acidentes e conto com a ajuda de todos na busca por paz e harmonia no trânsito entre motoristas, ciclistas e pedestres – afirmou Raphael Pazos.

 

Além do efetivo da Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran), a Unidade de Ordem Pública do Catete (UOP-Catete) e 9ª Inspetoria (Botafogo e Flamengo), que também colaboram com o serviço, foram prestigiadas.

 

- O reconhecimento desse trabalho é um incentivo para que o servidor saiba que tudo o que ele faz é em beneficio da população de nossa cidade e nunca será em vão – destaca o subdiretor técnico de Trânsito, inspetor Itaharassi Júnior.

 

Esse destaque também foi feito pela comandante da Guarda Municipal, inspetora geral Tatiana Mendes, que ressaltou a importância dos guardas do trânsito na mobilidade da cidade.

 

- A atuação de vocês no dia a dia desta grande metrópole é fundamental, pois trabalham com responsabilidade para evitar acidentes e orientar os motoristas e pedestres. Em nome de toda Guarda Municipal, quero expressar meu agradecimento – disse a comandante Tatiana Mendes.

 

Há cinco anos na instituição, o guarda Jonas dos Santos, 31 anos, cuida da fiscalização da APCC Aterro do Flamengo e foi contemplado com uma bicicleta.

 

- Essa homenagem nos motiva a trabalhar mais e melhor, um incentivo por saber que nosso serviço é reconhecido pelo comando e pela população – disse o guarda do Grupamento Especial de Trânsito (Centro/Sul), um dos responsáveis por fechar a área para treinamento de ciclistas às 4h, no Flamengo.

 

Segurança para motoristas, ciclistas e pedestres – A implantação das faixas reversíveis e as operações de fechamento e monitoramento das áreas de lazer e das áreas de proteção ao ciclismo de competição são atividades realizadas pela Subtran, que contribuem para a segurança viária de condutores, ciclistas e pedestres e também têm caráter educativo.

 

Atualmente, a Guarda Municipal opera 10 das 13 faixas reversíveis da cidade, nas Zonas Sul, Norte e Oeste, incluindo reversíveis que contam com inversão de sentido ou com implantação de duplo sentido. O trabalho é considerado uma das ações de trânsito de maior risco desenvolvidas pela GM-Rio e requer precisão, pontualidade e muita concentração dos guardas para que nada saia errado.

 

Para realizar a atividade diariamente, o efetivo utiliza 756 cones, 11 viaturas e 45 rádios comunicadores para demarcar a mudança de sentido. A segurança dos agentes responsáveis por escoltar veículos na mudança de sentido contribuem para estabelecer relação de confiança e cooperação entre agentes e condutores.

 

Confiança que também se manifesta na implantação das APCCs. A Subtran atua no fechamento e no monitoramento das duas APCCs que existem na cidade, no Aterro do Flamengo e na Barra da Tijuca. O trabalho é realizado em conjunto com outros órgãos municipais e estaduais, como a CET-Rio e a Polícia Militar, beneficiando cerca de 400 ciclistas, que podem contar com locais seguros, sem circulação de automóveis, para a prática de ciclismo de alto rendimento.

 

Nas áreas de lazer, além do fechamento dos espaços e do monitoramento para impedir invasão de veículos, os guardas da Subtran também costumam fazer campanhas educativas nos finais de semana, com a distribuição de folhetos orientando sobre a correta utilização dos espaços, visando garantir o lazer seguro e acessível a todos.


Imagens relacionadas: