Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
Carnaval 2017: GM-Rio inicia interdições no Sambódromo nesta sexta, 24

23/02/2017 18:24:00


Plano operacional prioriza apoio a blocos, desfiles das escolas de samba e outros pontos de folia


  

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) começa a 0h desta sexta-feira, dia 24, as interdições de trânsito da Avenida Presidente Vargas, no Centro, para garantir na concentração espaço aos carros alegóricos das escolas do Grupo A que desfilam no Sambódromo. O planejamento operacional do Carnaval 2017 vai até a manhã de quarta-feira de cinzas, dia 1, sendo retomado na área da Marques de Sapucaí no sábado, 4, dia do desfile das campeãs. Dele faz parte o esquema de trânsito estabelecido pela CET-Rio e posto em prática com a GM desde o início do mês, em pontos de eventos pré-carnavalescos que acontecem em todas as regiões da cidade.

 

SAMBÓDROMO - Serão  790 GMs empregados por dia na área do Sambódromo. Desse total, 330 atuarão nos 94 pontos de bloqueios previstos pela CET-Rio no entorno e acessos à Passarela do Samba, enquanto os outros 460 GMs cuidarão do patrulhamento em geral. O esquema da Sapucaí contará ainda com o apoio de 50 viaturas, três tendas operacionais externas para o gerenciamento do efetivo e duas bases fixas. 

 

BLOCOS - Para todas as ações de patrulhamento nas áreas dos blocos oficiais, a GM-Rio empregará no período de Carnaval um efetivo total de 5.493 guardas, distribuídos por turnos em diversos bairros de todas as regiões da cidade. O planejamento foi elaborado com base na expectativa de público e no impacto que as manifestações populares causam na cidade. 

 

INTENDENTE MAGALHÃES - Para o patrulhamento dos desfiles das escolas de samba da Série B que acontecem na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, até terça-feira, 28, e ainda no dia 4 de março, a Guarda empenhará 252 GMs, sendo 138 de trânsito.

 

CARNAVAL DE RUA - Em apoio aos eventos do Carnaval de Rua que acontecem no período em diversos locais da cidade, a GM-Rio vai empregar 789 GMs no patrulhamento em geral, 222 deles atuando no controle do trânsito. Entre os pontos de folia com maior movimento, estão a Cinelândia e a Praça Tiradentes, no Centro; e bairros da Zona Norte, como Méier, Madureira, Irajá, Vista Alegre, Vila Isabel e Tijuca.