Guarda Municipal do Rio de Janeiro - GM-Rio
GM-Rio apreende 33 adolescentes e retira 20 jovens da Praia de Ipanema no final de semana

30/01/2017 10:53:00


Monitoramento por câmeras flagrou princípio de tumulto em ponto de ônibus de Copacabana e equipes foram acionadas com rapidez



No primeiro final de semana de implantação do serviço de videomonitoramento para promover mais segurança na Operação Verão, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio) apreendeu 33 crianças e adolescentes e retirou 20 jovens da Praia de Ipanema, todos acusados por frequentadores de tentativa de arrastão. Outros dois homens foram detidos por tráfico de drogas e prática de furto na praia.



No Arpoador, foram apreendidos 11 crianças e adolescentes no sábado, 28, e outras 22 neste domingo, 29, acusados de tentativa de arrastão. Todos foram encaminhados ao Conselho Tutelar pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Sem documentos, dois jovens foram conduzidos à delegacia no sábado. Outros 18 foram identificados e retirados da praia neste domingo.



"Retiramos esse grupo da praia como forma de prevenção. As crianças e os adolescentes não foram flagrados cometendo ato infracional, mas estavam sem a presença dos responsáveis, demonstrando situação de vulnerabilidade e por isso encaminhamos aos assistentes sociais", explicou Jorge Luís Guedes, inspetor da Guarda Municipal responsável pelo Grupamento Especial de Praia da Zona Sul.



Com o auxílio das câmeras da orla, guardas do Centro de Controle Operacional também visualizaram um princípio de tumulto que aconteceu, na tarde de sábado, 28, em um ponto de ônibus da Avenida Princesa Isabel, na altura do Hotel Windsor, em Copacabana. Equipes da GM-Rio e da Polícia Militar foram acionadas imediatamente e chegaram com agilidade ao local e organizaram o embarque dos passageiros. Ninguém foi detido.




Código de Posturas Municipal - Em toda a orla da Zona Sul à Barra da Tijuca, foram apreendidas cerca de 400 mercadorias e produtos perecíveis diversos, que eram vendidos irregularmente nas praias. Também foram apreendidas oito facas, quatro fogareiros, uma churrasqueira e retiradas 12 barracas de camping da areias. Os guardas orientaram ainda 39 donos de cães na areia, além de praticantes de esportes em locais não permitidos e coibiram a montagem de estruturas e som de dois luaus.



Na areia, guardas distribuíram 493 pulseiras de identificação para crianças em praias das zonas Sul e Oeste. Houve 23 registros de crianças perdidas no final de semana com a atuação da equipe do Grupamento Especial de Praia na localização dos responsáveis.



Fiscalização do trânsito – Neste final de semana, 964 veículos foram multados por estacionamento irregular, em diferentes pontos da orla da cidade, sendo a maioria nas praias da Zona Oeste.



Videomonitoramento - Com uma estrutura mais moderna e independente no 3º andar do Centro de Operações Rio, o Centro de Controle Operacional (CCO) da GM-Rio conta com dez estações de videomonitoramento com acesso às mais de 800 câmeras da Prefeitura do Rio distribuídas por toda a cidade, mas por enquanto atuando com foco na orla e seus principais corredores. O projeto conta com duas novas câmeras específicas para cobertura completa da Praia do Arpoador. Os equipamentos permitem aos guardas monitorarem grupos suspeitos do desembarque do ônibus à Pedra do Arpoador, alcançando também a entrada e a saída do Parque Garota de Ipanema.



O projeto é mais um avanço do Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões nas Praias da Cidade que, elaborado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). Lançado no dia 14/01, o plano foi marcado pela parceria entre equipes da GM e da Polícia Militar, que desde então atuam integradas na orla com radiotransmissores operando na mesma frequência. Desde o dia 20/01, o efetivo da Operação Verão nos feriados e de finais de semana passou de 220 para 306 GMs na orla das zonas Sul a Oeste da cidade. A readequação do planejamento operacional visa promover mais segurança a banhistas, turistas e à população em geral na areia, beira-mar e principais corredores de acesso à orla. As novidades permitem que a GM-Rio dê uma resposta mais efetiva e rápida à população, em especial, no combate a pequenos delitos não só na orla, mas em outros pontos da cidade.



Estrutura do CCO - O Centro de Controle Operacional da GM funciona 24 horas e está no COR desde 2013, atendendo a demandas do telefone 1746. Para todas as ações, o CCO conta, atualmente, com um total de 75 guardas divididos em quatro turnos, sendo que a Diretoria de Operações da GM-Rio já estuda meios para aumentar o efetivo em cerca de 30 agentes. O videomonitoramento surge como diferencial da Guarda, obedecendo à nova missão da Seop, que passa a atuar tendo como prioridade integrar todas as forças de segurança.
 


Imagens relacionadas: